Artigos cientificos
Por: sollribeiro • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 299 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
Anemia falciforme
Após pesquisas feitas no ano de 1996,a doença anemia falciforme foi reconhecida como um problema de saúde pública.
No entanto, o portador da doença, se depara nos serviços de atenção básica,com profissionais despreparados e inseguros, e que muitas vezes não conhecem a doença e não sabem lidar com o paciente e suas crises.
A anemia falciforme surgiu há milhares de anos, na África. Com a emigração do povo Africano para outros países, a doença se espalhou; e devido à miscigenação, atualmente é comum em pessoas de outras etnias.
É uma doença hereditária (passa de pais para filhos), e sua principal característica é as modificações dos glóbulos vermelhos,que perde sua forma bicôncava e adquirindo a forma de uma foice.
A anemia é diferente em cada indivíduo,alguns apresentam sintomas leves,já outros sofrem com as crises de dor e outros sintomas da doença.
O diagnóstico pode ser feito através da triagem, como exame do pezinho que é feito em recém nascidos.
Os pacientes diagnosticados com anemia falciforme devem ter acompanhamento médico por toda a vida. O acompanhamento deve ser feito por profissionais treinados e capacidados para lidar com o paciente falciforme.
O papel do enfermeiro será realizar a triagem; fazer coleta de dados e de exame; orientar o paciente e seus familiares; descobrir a gravidade da doença e praticar medidas preventivas ;fazer o diagnóstico de enfermagem e prescrever os cuidados ao paciente.
A prevenção dependerá do tipo da doença. Em doenças congênitas não existe prevenção.O que poderá ser feito é o controle periódico e acompanhamento para evitar ou minimizar os sintomas. Em outros casos, a prevenção dependerá de uma alimentação saudável e equilibrada.
Orientação do enfermeiro para um paciente com anemia falciforme
Como há um estado de maior necessidade calórica por conta da anemia, a alimentação deve ser equilibrada.
A dieta deve incluir:
-Pães e derivados
-Margarina
-Leite e derivados
-Açúcares(doces)
-Cereais
-Leguminosas(feijões,lentilhas,ervilha,grão de bico)
-Carnes branca e vermelha
-Legumes
-Verduras
-frutas
...