Atividades do Enfermeiro de Centro de Material e Esterilização em instituições Hospitalares
Por: Janamfortes • 28/4/2023 • Trabalho acadêmico • 848 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA DE PELOTAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE
Trabalho Acadêmico
Disciplina Centro Cirúrgico
Valor 1000 pontos
Curso: Enfermagem
Disciplina: Centro Cirúrgico “ Atividades do enfermeiro de centro de material e esterilização em instituições hospitalares”
Data: 26 de agosto de 2022
Turma: 8º semestre noite
Prof: Clarice Carniere
Componentes: Alexsandro Uarth e Janaína Menezes
Pelotas 2022
O centro de material e esterilização (CME) é o setor responsável pelo processamento dos produtos para a saúde, tendo como principal ação fornecer materiais processados adequadamente para os serviços assistenciais e de diagnóstico que necessitem de artigos odonto-médico-hospitalares para a prestação de assistência aos seus usuários. Nesse setor, ocorrem reciclagem, limpeza, esterilização, inspeção, embalagem e distribuição dos materiais para as diversas áreas consumidoras.
O centro de material e esterilização desempenha papel importante para garantir que os processamentos dos produtos para saúde sejam esterilizados e entregues com a devida qualidade, favorecendo a redução de taxas de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e o cuidado de saúde limpo.
Um dos fatores que contribuiu decisivamente para a implantação e consolidação dos Centros de materiais e esterilização nos hospitais foi à conscientização das equipes de saúde quanto à necessidade de controle das infecções hospitalares, uma vez que essas determinam um impacto direto na qualidade do serviço prestado e implicam, muitas vezes, um aumento do período de internação e consequentemente, dos custos da assistência hospitalar. A compreensão sobre a influência dos procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais na prevenção e controle das infecções hospitalares reforça a importância e responsabilidade desse setor no contexto das instituições de saúde, pois a existência de falhas nesses processos é determinante para o surgimento de complicações nos pacientes.
Esse setor presta assistência indireta aos pacientes, disponibilizando artigos seguros, que contribuirão no cuidado direto, tendo como objetivos principais o processamento, o armazenamento e a distribuição dos materiais, contexto no qual se inserem as atribuições dos enfermeiros nesse ambiente de trabalho.
O enfermeiro é responsável pelo gerenciamento e pela operacionalização de todas as etapas que integram o processamento de materiais, além de supervisionar as atividades da equipe de enfermagem que atua no setor, bem como quanto ao monitoramento dos equipamentos e o treinamento dos funcionários responsáveis pela operação das máquinas, sendo essas ações fundamentais para o bom desempenho da unidade.
Nesse sentido, a atuação dos enfermeiros exige conhecimentos específicos relacionados aos diversos equipamentos, artigos, instrumental cirúrgico e à forma de processá-los, bem como sobre o gerenciamento do centro de materiais e esterilização. Sendo importante destacar a organização do enfermeiro no que se refere à verificação das programações cirúrgicas, assim como os materiais consignados que serão utilizados para as mesmas, controle do uso e a cobrança na devolução desse material.
A competência do enfermeiro no desempenho de suas atividades garante a eficácia dos processos no CME, além de colaborar para a prevenção de IRAS, contudo a importância de seu trabalho, perante a equipe de enfermagem, precisa ser continuamente ressaltada, discutida pela equipe e apresentada às demais unidades da instituição, a fim de que possa receber seu devido reconhecimento e não permanecer invisível, destacando suas atribuições e atividades e a relevância de seu trabalho, bem como os desafios enfrentados para conduzi-lo.
O trabalho do enfermeiro no CME deve ser considerado um cuidado legítimo, por instrumentalizar o cuidado direto, na medida em que ocorre um reconhecimento de que o preparo de materiais é essencial para o cotidiano da prática assistencial da enfermagem.
O enfermeiro de CME precisa mostrar competências no que diz respeito à modernização do processo produtivo e, principalmente, na valorização dos recursos humanos e sua atualização constante, através de uma educação continuada eficaz e comprometida com o desenvolvimento de todas as potencialidades dos profissionais de enfermagem diante das novas tecnologias implementadas.
...