Autodesenvolvimento Patologia
Por: marisaduarte • 8/6/2016 • Relatório de pesquisa • 851 Palavras (4 Páginas) • 380 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Patologia
Nome | |
RA | |
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Patologia
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Patologia apresentado à como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor .
[pic 4]
- Introdução
O objetivo deste trabalho é apresentar um relatório com propostas e decisões que deverão ser tomadas por mim, enfermeira responsável em um hospital, juntamente com a equipe multidisciplinar a qual faço parte, na unidade de terapia intensiva (UTI), para o caso de um paciente que chegou ao hospital, apresentando um quadro de infecção, após um processo de cirurgia de tíbia e perônio decorrente de um acidente de moto que deixou esses dois ossos da perna expostos. Seus pés e parte posterior das pernas mostram-se avermelhados e inchados. Além disso, o paciente sofre de diabetes e hipertensão, o que aumentava o risco para vários tipos de complicações.
- Objetivo
A equipe que irá analisar esse quadro deve ser composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros. Que terão por função a análise do caso e criação de um relatório que proponha medidas e decisões que facilitem e promovam o restabelecimento deste paciente, para que ele, gradualmente, recupere sua saúde e retome suas funções normais do dia a dia. Uma boa comunicação entre os membros dessa equipe é de suma importância, para que possam juntos traçar critérios que busquem soluções que maior beneficio traga para o paciente.
As fundamentações teóricas que embasarão a proposta para os cuidados com esse paciente deverão levar em conta seu quadro de paciente acamado internado em UTI, o fato de ser portador de doença crônica, como o diabetes e a hipertensão e o trauma físico ocorrido em sua perna em decorrência do acidente juntamente com a infecção adquirida nesse processo.
- Desenvolvimento
Relatório
O inchaço e vermelhidão apresentados em seus membros inferiores evidenciam que esses locais encontram-se inflamados. Infelizmente, a presença de febre, demonstrou que esse paciente também apresenta um quadro de infecção, isso indica que a lesão na perna causada pelo acidente foi infectada por microorganismos patológicos. Isso agrava o quadro do paciente que, para se curar da infecção, deverá ser tratado à base de antibióticos para poder eliminar o agente patológico e com cuidados especiais por parte da equipe multidisciplinar com monitorizarão constante dos seus sinais vitais, em especial a hipertermia (febre), principal indicador de infecção, a glicemia, para o controle do diabetes e a pressão arterial pelo fato do paciente ser portador de hipertensão arterial.
Para pacientes internados em UTI e que já apresentem quadros de infecção local, outro cuidado essencial diz respeito à higienização das mãos e esterilização de materiais. Falhas nesse processo comprometem e muito a segurança do paciente, principalmente em casos de infecções que podem alcançar um quadro generalizado (septicemia), como no caso do nosso paciente, o que poderá levá-lo a morte.
Portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão apresentam maiores fatores de risco para complicações vasculares, o que se agrava pelo fato do paciente estar acamado, por isso a atenção deve ser redobrada para a mudança de decúbito do paciente para auxiliar na circulação sanguínea e evitar o surgimento de úlceras por pressão e devem ser feitos exames laboratoriais periódicos que possam monitorar quaisquer alterações circulatórias que podem ser hídricas intersticiais (edema), alterações no volume sangüíneo (hiperemia, hemorragia e choque) ou alterações por obstrução intravascular (embolia, trombose, isquemia e infarto) para que, caso necessário, seja feita uma intervenção adequada.
...