Ações do Profissional Enfermeiro no Tratamento da Tuberculose
Por: Getúlio Júnior de Maria • 26/1/2025 • Monografia • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 2 Visualizações
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR[pic 1]
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
GETÚLIO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR
a atuação do enfermeiro:
Ações do profissional Enfermeiro no tratamento da Tuberculose
Pirapora / MG
2023
GETÚLIO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR
a atuação do enfermeiro:
Ações do profissional Enfermeiro no tratamento da Tuberculose
Trabalho de Conclusão de Curso I apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção do título de Enfermeiro.
Professor Orientador: Nicole Lannes
Pirapora - MG
Outubro de 2023
SUMÁRIO
RESUMO 4
1 INTRODUÇÃO 5
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.................................................5
3 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5
4 OBJETIVOS 6
4.1 OBJETIVO GERAL 6
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
5 METODOLOGIA 7
6 RESULTADOS ESPERADOS 7
7 CRONOGRAMA DA PESQUISA 7
8 ORÇAMENTO 8
9 REFERÊNCIAS 8
RESUMO
A tuberculose (TB) continua sendo uma preocupação global em termos de saúde pública. No ano de 2020, estima-se que aproximadamente 9,9 milhões de pessoas foram afetadas pela doença em todo o mundo, com variação entre 8,9 milhões e 11,0 milhões. Isso equivale a uma incidência de 127 casos para cada 100 mil habitantes. No mesmo ano, estima-se que 1,2 milhão de pessoas tenham perdido a vida devido à TB. Os homens com 15 anos ou mais foram os mais afetados, representando 56,0% dos casos, enquanto as mulheres representaram 32,0% e as crianças menores de 15 anos, 12,0% (OMS, 2021).
No Brasil, aproximadamente 66.819 novos casos de TB foram notificados em 2020, resultando em uma taxa de incidência de 31,6 casos por 100.000 habitantes. Em 2019, houve o registro de 4.532 óbitos relacionados à TB, equivalendo a uma taxa de mortalidade de 2,2 óbitos por 100 mil habitantes.
Palavras-chave: Tuberculose;TB; TBC.
1 - INTRODUÇÃO
Este texto aqui descrito pretende estimular a criatividade dos enfermeiros e contribuir para a ampliação do debate sobre a assistência do enfermeiro e da equipe de enfermagem na prestação do cuidado centrado na pessoa com TB na APS, colocando em discussão os principais entraves para o cuidado. A lógica de apresentação dos temas se da inicialmente pelo levantamento do problema, considerando a argumentação teórica de sustentação das futuras intervenções; apontam-se os entraves relativos ao problema e, a seguir, recomendam-se diversas sugestões, experiências, estratégias, ações, articulações, intervenções e proposições, visando facilitar e apoiar o processo decisório do enfermeiro e da equipe durante o desenvolvimento do processo de trabalho para o manejo da pessoa com TB e seus contatos.Por fim, o leitor contara com evidencias cientificas para orientar a melhoria da assistência de enfermagem na pratica clinica centrada na pessoa com TB. O documento se encontra estruturado em cinco capítulos, descritos a seguir.
2 - DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Quais são as ações de enfermagem - como agente decisivo – voltadas para a qualificação no tratamento da Tuberculose?
3 - JUSTIFICATIVA
Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Publica no Brasil marcam uma nova etapa no cenário mundial e nacional do controle da doença. Considerando que a TB persiste como um importante problema de saúde pública no Brasil e que os profissionais da enfermagem desempenham um papel essencial nas estratégias de promoção o e nas ações de prevenção o e controle da doença, principalmente no âmbito da APS, este documento visa embasar e fortalecer a atuação da enfermagem no enfrentamento da doença no pais, e, consequentemente, contribuir para o alcance das metas pactuadas nacional e internacionalmente para a eliminação da TB.
4 - OBJETIVOS
4.1 - Objetivo geral
Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os tipos de tecnologias que o enfermeiro tem desenvolvido ou que o mesmo poderia utilizar para a qualificação no tratamento da Tuberculose.
4.2 - Objetivos específicos
Este texto, aqui descrito pretende estimular a criatividade dos enfermeiros e contribuir para a ampliação do debate sobre a assistência do enfermeiro e da equipe de enfermagem na prestação do cuidado centrado na pessoa com TB na APS, colocando em discussão os principais entraves para o cuidado. A lógica de apresentação dos temas se da inicialmente pelo levantamento do problema, considerando a argumentação teórica de sustentação das futuras intervenções; apontam-se os entraves relativos ao problema e, a seguir, recomendam-se diversas sugestões, experiências, estratégias, ações, articulações, intervenções e proposições, visando facilitar e apoiar o processo decisório do enfermeiro e da equipe durante o desenvolvimento do processo de trabalho para o manejo da pessoa com TB e seus contatos.Por fim, o leitor contara com evidencias cientificas para orientar a melhoria da assistência de enfermagem na pratica clinica centrada na pessoa com TB. O documento se encontra estruturado em cinco capítulos, descritos a seguir.
...