Tcc Tratamento Tuberculose
Trabalho Escolar: Tcc Tratamento Tuberculose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julialsromao • 10/3/2015 • 260 Palavras (2 Páginas) • 838 Visualizações
A tuberculose é uma doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que obedecidos os princípios da moderna quimioterapia. A associação medicamentosa adequada, as doses corretas, o uso por tempo suficiente, com supervisão da tomada dos medicamentos são os meios para evitar à persistência bacteriana e o desenvolvimento de resistência às drogas, assegurando, assim, a cura do paciente. A descoberta e o consequente tratamento adequado do paciente são considerados a principal estratégia de intervenção na tuberculose. Dessa forma, se reduz as fontes de infecção e o impacto da doença na comunidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE; MANUAL TÉCNICO PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE 2002).
9.1 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO TRATAMENTO
Para prevenir a falência do tratamento dos bacilíferos, a atividade prioritária de controle da tuberculose, fase inicial, a fase de ataque. Uma vez quepermite anular rapidamente as maiores fontes de infecção. Poucos dias após o início da quimioterapia correta, os bacilos da tuberculose praticamente perdem seu poder infectante. O prolongamento da terapia, fase de manutenção, tem como objetivo eliminar os germes persistentes e a prevenção de recaídas e recidivas. Assim, os doentes“pulmonares positivos” não precisam nem devem ser segregados do convívio familiar e dacomunidade (MINISTERIO DA SAUDE; MANUAL TECNICO PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE, 2002).
O bacilo pode manifestar resistência, quando não exposto anteriormente as drogas, por resultados de mutação randômica, resistência natural, e de utilização inadequada, por abandono ou irregularidade, da terapêutica, resistência adquirida. Estas podem infectar pessoas não tratadas anteriormente, levando ao aparecimento de formas clínicas multirresistentes por resistência primaria (MINISTERIO DA SAUDE; MANUAL TECNICO PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE 2002).
...