A contribuição do poder no tratamento e prevenção da tuberculose
Artigo: A contribuição do poder no tratamento e prevenção da tuberculose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: majicontrast • 6/8/2013 • Artigo • 609 Palavras (3 Páginas) • 873 Visualizações
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado, realizado na Policlínica de Atenção básica Dr Admário Silva Santos, foi muito produtivo. No período que iniciamos estagio foi muito tranqui-lo.
As atividades realizadas no período do estágio foram palestras, fazendo sala de es-pera informando ao publico temas como: Tuberculose, Aleitamento materno, Diabe-tes, Hipertensão, Alimentação saudável.
Para uma maior avaliação do que foi abordado, estará exposto nesse relatório todos os temas citados.
ROTEIRO DA PELSTRA I
TEMA: Tuberculose
PÚBLICO ALVO: Geral
MATERIAIS E MÉTODOS: Cartaz, folders, piloto, cola, imagens.
Metodologia: Através de uma palestra, tendo como foco a nutrição aliada ao trata-mento da doença.
OBJETIVOS:
• - Trazer a conhecimento do público, informações essenciais sobre uma doen-ça infectocontagiosa que mais ocasiona mortes no Brasil, informando seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
• - A contribuição da alimentação no tratamento e prevenção da tuberculose.
RESULTADO E DISCUSSÃO
A partir da palestra realizada, notou-se a despreocupação das pessoas para com o assunto achando que estão livres de serem infectados o que é um grande equivoco. A palestra também serviu para esclarecer duvidas de algumas pessoas e para co-nhecimento dos próprios palestrantes, além disso, muito dos ouvintes leu o folder no qual tinha as informações apresentadas.
Na primeira palestra, as alunas do curso técnico em nutrição informou sobre o tema de forma clara e resumida, enfocando na área da nutrição, trazendo a conhecimento do publico a tuberculose que é uma doença infectocontagiosa que taca os pulmões e é transmitida por uma bactéria chamada Bacilo de Koch. Outros órgãos podem ser afetados como: ossos, pele, sistema nervoso central, olhos e a retina. Além disso, o intestino pode ser atingido, prejudicando a absorção e alimentos e causando obstru-ção intestinal.
A doença se pega por contaminação de uma pessoa doente para outra sadia, pela tosse, espirro ou fala. Nem todas as pessoas com tuberculose transmitem a doença, somente quem tem escarro.
Os sintomas mais comuns são: tosse por mais de três semanas; escarro que pode ser acompanhada de sangue; perda de apetite, emagrecimento; febre baixa, nor-malmente pela tarde; suores noturnos; cansaço fácil, dor no peito. Em casos mais graves o escarro é acompanhado de pus e sangue.
Para prevenir deve vacinar toda criança recém – nascida com a BCG. Manter a casa limpa e ventilada, deixando a luz do sol entrar.
Se confirmada a Tuberculose, separar copos, talheres
...