EJACULAÇÃO PRECOCE E ESPERMATORRÉIA
Por: Luiz A. Filho • 30/4/2016 • Relatório de pesquisa • 3.830 Palavras (16 Páginas) • 836 Visualizações
FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA
FERNANDA PAULINO GONÇALVES BONAVIDES
WELLYSON SOUZA DO NASCIMENTO
EJACULAÇÃO PRECOCE
E
ESPERMATORRÉIA
JOÃO PESSOA-PB
2016
FERNANDA PAULINO GONÇALVES BONAVIDES
WELLYSON SOUZA DO NASCIMENTO
LUIZ ANTONIO SALGADO FILHO
EJACULAÇÃO PRECOCE
E
ESPERMATORRÉIA
Trabalho apresentado e entregue a professora: DAIANE MEDEIROS DA SILVA da disciplina: ENFERMAGEM EM SAÚDE DO HOMEM da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – FACENE do 5° Período, turno NOITE para obtenção de nota. |
JOÃO PESSOA-PB
2016
SUMÁRIO
EDITAR
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................05 2.O acolhimento na Unidade Básica de Saúde........................................................................06 3. Modelagens de acolhimento................................................................................................08 3.1 Acolhimento pela equipe de referência do usuário...........................................................08 3.2 Equipe de acolhimento do dia...........................................................................................08 3.3 Acolhimento misto.............................................................................................................08 3.4 Acolhimento coletivo.........................................................................................................08 4. Acolhimento e eficácia da assistência.................................................................................09 5. O acolhimento como mecanismo de ampliação/facilitação do acesso................................09 6. A educação continuada dos trabalhadores envolvidos no acolhimento .............................10 7.CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................11 8.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..................................................................................12
|
1. INTRODUÇÃO 05
A ejaculação precoce é a dificuldade em perceber as sensações que antecedem ao orgasmo, ocorrendo antes ou dentro de um minuto após a penetração, causando angústia, incômodo e frustração. A ejaculação é um conjunto de fenômenos neuromusculares que permite a progressão do sêmen e sua expulsão pelo meato uretral externo na fase final da resposta sexual masculina. A disfunção ejaculatória ou do orgasmo é uma das disfunções sexuais mais comuns no sexo masculino e inclui: ejaculação rápida ou precoce, ejaculação retardada, ausência de ejaculação (anejaculação) e ejaculação retrógrada. O ciclo da resposta sexual é dividido em quatro fases: desejo, excitação, orgasmo e resolução ou ejaculação. As disfunções sexuais ocorrem quando há interrupções em uma destas fases. Os avanços no conhecimento e tratamento da disfunção erétil (DE) aumentaram o interesse de pacientes e médicos em outros distúrbios sexuais, mais precisamente as disfunções ejaculatórias. A maior preocupação no homem jovem é a sua fertilidade, mas distúrbios da ejaculação podem trazer muita ansiedade e angústia para indivíduos de várias faixas etárias. Em uma pesquisa recente compreendendo mais de 12 mil homens, idade variando de 50 a 80 anos, 46 % declarou ter algum problema ejaculatório e 59% estavam incomodados com ele. A Ejaculação precoce foi o mais comum com índices de 30 a 40%. Alguns trabalhos citam que cerca de 75% de homens sofrerão de EP em algum ponto de suas vidas. O atraso em ejacular ou ejaculação retardada aflige cerca de 4% de homens sexualmente ativos. Ejaculação retrógrada ocorre em cerca de 80% de homens que se submeteram a ressecção endoscópica da próstata (RTU) e embora muitas destes pacientes estejam acima da sexta década de vida, alguns se queixam deste distúrbio com veemência.
2. SISTEMA GENITAL MASCULINO
Os órgãos do sistema genital masculino são os testículos (gônadas masculinas), um sistema de ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), as glândulas sexuais acessórias (próstata, glândula bulbouretral e vesículas seminais) e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis. Os testículos (gônadas masculinas) produzem esperma e secretam hormônios (testosterona). O sistema de ductos transporta e armazena esperma, auxiliando na maturação e o conduz para o exterior. O sêmen contém esperma mais as secreções das glândulas sexuais acessórias (NETTER,2000).
[pic 1]
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. |
3. DEFINIÇÃO
A ejaculação precoce (PE) é definida como a ocorrência de ejaculação mais cedo do que o desejado, antes ou pouco depois da penetração, causando aflição para um ou ambos os parceiros (SMELTZER,2012).
O grande problema é que para se definir quando uma ejaculação é extemporânea – precoce ou retardada – há de se ter um parâmetro do que é “normal” e a partir daí fixar a prematuridade ou retardamento. Em casos extremos, não é difícil fazer o diagnóstico, mas, usualmente, na maior parte dos casos, não existe um parâmetro específico, de aceitação universal, porque esta “normalidade” depende da percepção tanto do indivíduo quanto de sua parceira.
...