Normas internacionais de contabilidade IAS 37
Tese: Normas internacionais de contabilidade IAS 37. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LaraBertati • 14/11/2013 • Tese • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 1.651 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
IAS 37:- Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
Lara Fernanda Bertati A51GFF 5
INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDARDS- IAS 37
Trabalho de Contabilidade Internacional,
sobre IAS 37; provisões, contingências
do passivo e do ativo.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
Sumário
Introdução 1
O que é IAS 37 2
Objetivo 2
Exclusões 3
Principais definições 3
Reconhecimento de uma provisão 4
Medição das disposições 5
Recálculo das provisões 6
Utilização de provisões 6
Os passivos contingentes 6
Os ativos contingentes 7
Conclusão 8
Referências 9
Introdução
Neste trabalho podemos conhecer uma das IAS da contabilidade. IAS 37, é uma norma de relato financeiro internacional. IAS 37 são as provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.
Seu objetivo é permitir que os usuários entendam o que está sendo analisado.
No IAS 37 tem sua exclusões; suas principais definições; como reconhecer uma provisão; o recálculo e a utilização das mesmas.
O que é IAS 37
Norma Internacional de Contabilidade 37:- Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes , ou IAS 37 , é uma norma de relato financeiro internacional adotada pelo International Accounting Standards Board (IASB) . Estabelece os requisitos de contabilidade e divulgação de provisões , contingências passivas e contingências ativos , com várias exceções, que estabelece o princípio importante que a provisão deve ser reconhecida apenas quando a entidade tem uma responsabilidade .
IAS 37 foi originalmente emitido pelo International Accounting Standards Committee em 1998, substituindo o IAS 10:- contingências e eventos ocorridos após a Data do Balanço, e foi adotado pelo IASB em 2001. Ele era visto como um "avanço importante" no como representando regulou o uso de disposições, minimizando o seu abuso, tal como no caso de grandes banhos.
Objetivo
O objetivo do IAS 37 é garantir que os critérios de reconhecimento e bases de mensuração são aplicados a provisões, passivos contingentes e ativos contingentes e que seja divulgada informação suficiente nas notas explicativas às demonstrações financeiras para permitir que os usuários entendam a sua natureza, tempestividade e quantia. O princípio fundamental estabelecido pela norma é que a provisão deve ser reconhecida apenas quando há um passivo, ou seja, uma obrigação presente resultante de eventos passados. A norma visa, portanto, para garantir que apenas as obrigações genuínas são tratadas nas demonstrações financeiras - despesas futuro planejado, mesmo quando autorizada pelo conselho de administração ou órgão equivalente, é excluído do reconhecimento.
Exclusões
IAS 37 exclui as obrigações e contingências decorrentes de:
• instrumentos financeiros que estão no âmbito da IAS 39 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração (ou IFRS 9 Instrumentos Financeiros )
• contratos executórios não onerosos
• contratos de seguro (ver IFRS 4 Contratos de Seguro ), mas a IAS 37 se aplica a outras provisões, passivos contingentes e ativos contingentes de uma seguradora
• itens cobertos por uma outra IFRS. Por exemplo, a IAS 11 Contratos de Construção é aplicável às obrigações decorrentes desses contratos, a IAS 12, Impostos sobre o Rendimento aplica-se às obrigações de imposto de renda corrente ou diferido; IAS 17Locações aplica-se a locação obrigações, e IAS 19 Benefícios a Empregados se aplica às obrigações de benefícios a empregados de pensão e outros , e.
Principais definições
Disposição: um passivo de tempestividade ou quantia incerta.
Responsabilidade:
• obrigação presente como resultado de eventos passados
• liquidação se espera que resulte em uma saída de recursos (pagamento)
Passivo contingente:
• uma possível obrigação dependendo se algum evento futuro incerto ocorrer, ou
• uma obrigação presente, mas o pagamento não é provável ou o valor não pode ser mensurado de forma confiável
Ativo contingente:
• um possível ativo proveniente de acontecimentos passados e
• cuja existência somente será confirmada pela ocorrência ou não ocorrência de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controlo da entidade.
Reconhecimento de uma provisão
Uma
...