ERRO DE PRESCRIÇÃO MÉDICA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
Por: Te1ix9ei9ra0 • 23/3/2016 • Artigo • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 527 Visualizações
INTRODUÇÃO
A dispensação é o ato farmacêutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente em resposta a uma prescrição elaborada por um profissional autorizado. Trata-se de uma oportunidade para o farmacêutico contribuir para o uso racional de medicamentos, pois na interação com o paciente é possível identificar a necessidade do mesmo e orientar tanto sobre o medicamento quanto sobre educação em saúde, atuando desta forma como um agente de saúde (LINS; CAZZAMALI; ZANCANARO, 2012).
A prescrição medicamentosa geralmente inicia com o agente farmacológico segundo a Denominação Comum Brasileira (DCB) e, na falta dessa, a Internacional (DCI), sendo que o nome genérico é obrigatório no (Sistema Único de Saúde) o SUS. A forma farmacêutica, sua concentração e quantidade total de medicamentos a ser fornecida, sempre em função de dose e duração do tratamento, devem ser especificadas e registra-se a via de administração e determina-se o intervalo entre doses e a duração do tratamento (GALATO et al, 2008).
Quando uma prescrição não apresenta a concentração do medicamento, forma farmacêutica e via que será administrada, não pode ser dispensada, pois cada medicamento pode apresentar várias concentrações diferentes, várias formas de administração e formas farmacêuticas (LINS; CAZZAMALI; ZANCANARO, 2012). A posologia é um dado importante a ser considerado nas prescrições, pois por ausência de dose um paciente que usar posologia inferior de um medicamento corretamente pode não alcançar as metas farmacoterapêuticas estabelecidas e, em consequência, abandonar o tratamento (LEÃO et al, 2012).
No momento da entrega do medicamento, nesse contexto, o farmacêutico deverá ter o cuidado de confirmar com o comprador o entendimento das informações repassadas e nunca se esquecer de conferir os dados contidos na prescrição com o(s) medicamento(s) aviado(s), conferindo a identidade do medicamento, a concentração e a quantidade necessária para o tratamento(LEÃO et al, 2012).
Os farmacêuticos são fundamentais para garantir o uso racional e seguro dos medicamentos, bem como alertar quanto aos erros de medicação e como preveni-los. Dessa forma, esse profissional deve exercer com prudência, consciência e responsabilidade o papel de garantir que o tratamento esteja prescrito corretamente, beneficia o tratamento do paciente com qualidade e segurança (LINS; CAZZAMALI; ZANCANARO, 2012).
A Atenção Farmacêutica é um modelo de prática profissional que consiste na provisão responsável da farmacoterapia com o propósito de alcançar resultados concretos em resposta à terapêutica prescrita, que melhorem a qualidade de vida do paciente (Pereira; Osvaldo, 2008).
É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida5. As reações adversas a medicamentos se constituem num problema importante na prática do profissional da saúde. Causam sofrimento e piora na qualidade de vida, necessidade de exames diagnósticos e tratamentos adicionais e dificuldades no manejo de diferentes condições clínicas, além de aumento de custos, número de hospitalizações, tempo de permanência no hospital e, eventualmente, mortalidade. A adoção de medidas simples, como a implantação do novo modelo de receituário pode reduzir os erros relacionados à prescrição de medicamentos e com isso minimizar possíveis riscos, melhorando a qualidade do serviço prestado ao paciente (LUNARDI et al, 2009).
O câncer é um distúrbio celular marcado por alterações no processo de duplicação do DNA, resultando em proliferação celular alterada, de forma desordenada. Qualquer que seja a causa do câncer este é basicamente uma doença celular caracterizada por um desvio dos mecanismos de controle das células (LUNARDI et al, 2009). As medidas adotadas pelos profissionais para que possam acompanhar o processo de tratamento oncológico é feita através de atualizações de farmácia clinica. Eles relataram ainda que para todo paciente existem registros que informam todos os procedimentos feitos no hospital
...