ESTUDO UNIDADE DE SAÚDE
Por: Jaqueline Martins • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 5.053 Palavras (21 Páginas) • 353 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A atual unidade básica de saúde Francisco Eduardo Paiva, era antigamente situada no município de Rio Branco – Acre, no Conjunto Rui Lino, Rua Amapá, Nº 322 e chamava-se USF Rui Lino. O estabelecimento era locado em uma região de difícil acesso, já que as ruas não eram pavimentadas, eram de barro, de forma que no verão existia excessiva poeira e no inverno lama. Em dezembro de 2016 a nova estrutura da unidade foi entregue pelo atual prefeito de Rio Branco-AC, uma estrutura de porte ll e em uma nova área que não fazia parte das áreas antigas USF, pois deveria ser construída em um terreno da prefeitura, sendo este um conjunto habitacional no Rui Lino ll. Essa nova estrutura faz parte da proposta para que a USB sirva não só para os serviços da Equipe de Saúde da Família como também para acolher as demandas espontâneas.
A UNINORTE por meio do Estagio Supervisionado ll na Rede Básica possibilita aos acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem vivenciar a atenção primária, não somente na visão assistencial como também gerencial, tendo em vista que o enfermeiro representa um importante membro da equipe, o acadêmico pode sentir a responsabilidade e a complexidade do serviço.
No Brasil, a Atenção Básica e desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Ela deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, e fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade,
do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, humanização, da equipe e da participação. (²)
As Unidades Básicas de Saúde – instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem – desempenham um papel central na garantia a população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade. Dotar estas unidades da infraestrutura necessária a este atendimento e um desafio que o Brasil – único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes com um sistema de saúde público, universal, integral e gratuita – está enfrentando com os investimentos do Ministério da Saúde. (²)
2 JUSTIFICATIVA
Para planejar e direcionar as ações de saúde é necessário conhecer a realidade, a dinâmica e os riscos que a população/comunidade está inserida e também a forma como estão organizados os serviços e as rotinas das unidades básicas de saúde e das equipes de PSF. O diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais, bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saúde. Portanto o diagnóstico situacional é de fundamental importância para o levantamento de problemas, que por sua vez fundamenta o planejamento estratégico situacional que permite desenvolver ações de saúde mais focais efetivas em relação aos problemas encontrados. É necessário conhecer a realidade de trabalho e a comunidade à qual o trabalho é destinado, a fim de poder implementar estratégias e programas capazes de corrigir essa desorganização e contribuir para melhoria das condições de trabalho e de atendimento.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVOS GERAIS
Realizar diagnóstico situacional para caracterização do perfil dos atendimentos em um serviço de Unidade Básica de Saúde.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar a regionalização da UBS;
- Escrever o perfil dos pacientes atendidos;
- Mapear a infraestrutura física e de recursos humanos;
- Descrever os macros fluxos assistenciais no UBS (diagnósticos, procedimentos, encaminhamentos, etc).
4 UNIDADE
4.1 LOCALIZAÇÃO E ACESSO A UNIDADE E UNIDADE REFERÊNCIA
A unidade localiza-se no município de Rio Branco – Acre, no conjunto Rui Lino lll, Rua Amoty Pascoal, nº 722, CEP: 69119-862. Os usuários têm acesso por meio de ruas pavimentadas com asfalto, por meio de transportes motorizados, não motorizados e circulação de pedestres. A unidade de referência e a policlínica Barral y Barral.
A unidade foi construída em um conjunto habitacional que faz parte de um programa do governo para retirar famílias de áreas da cidade que estão situadas próximas ao rio e que consequentemente, em determinadas épocas sofrem com alagações, para garantir que a população reassentada em bairros populares não voltem para lugares que ofereçam riscos a vida, nas áreas antigas foi proposto a construção de parques lineares. Em 2016 o Rui Lino lll abrigava ao todo cerca de 420 famílias. As casas foram construídas com recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
4.2 PONTOS DE REFERÊNCIA PARA A POPULAÇÃO
Escola de Música Acreana: constitui-se em referência cultural para a população adstrita
Escola Raimundo Gomes de Oliveira: escola estadual de ensino fundamental e médio.
Parque do Tucumã: com um estilo similar ao do Parque da Maternidade, está inserido numa região entre o conjunto Tucumã e universitário. O parque tem cerca de 3.600m de extensão abrangendo, e a direita, numa faixa de 1.100m, chega ao conjunto Rui Lino. Possui pistas sinalizadas para veículos, ciclovias, namoradeiras e quiosques para lanches. O parque e muito utilizado pela população para a pratica de caminhadas. (6)
Policlínica do Tucumã: oferece serviço especializados e serve de referência diversas, devido a proximidade.
Universidade Federal do Acre: não só pela proximidade, mas há um vínculo com a UBS onde o apoio e bilateral.
Inserir uma UBS nesse terreno também e uma estratégia da prefeitura para a permanência da população, que preferia ficar em bairros onde alagavam, devido à proximidade do centro da cidade e a facilidade de encontrar serviços diversos, assim essa não é primeira UBS construída no ambiente de um conjunto habitacional projetado pelo governo e sim uma de várias.
...