Epidemiologia
Por: marinarezende • 11/4/2015 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 467 Visualizações
Todo sistema de vigilância epidemiológica, para ser efetivo de ser permanentemente atualizado incorporados as inovações cientificas e tecnológica que conhecida são capazes de imprimir melhorias a sua abrangência e qualidade, especialmente aquelas que elevam o impacto epidemiológico de suas ações.
Na perspectiva de atender estes objetivo, a secretária de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, vem realizando revisões periódicas em seus manuais e guias e outras publicações de interesse da Saúde Publica, produzida por esta instituição.
No que se refere especialmente, ao guia de vigilância epidemiológica, constando que esta publicação de fato é um instrumento que os profissionais da saúde vêm adotando cada vez mais na sua pratica rotineira de trabalho.
Esta afirmação corresponde a um dos resultados, avaliação do sistema Brasileiro da vigilância Epidemiológica pesquisa conduzida pela, Secretária de vigilância em Saúde, o instituto de Saúde coletiva da Universidade Federal da Bahia, no período de abril de 2008 a março de 2009 que envolveu as três esferas do governo.
Dentre outros resultados essa avaliação que as equipes técnicas que atua no estado e municípios brasileiros utilizam nas atividades especiais de rotina na vigilância epidemiológica as normas e procedimentos técnicos nacionais sendo o guia nacional de vigilância epidemiológica a principal fonte de consulta.
Assim, é com grande satisfação que apresento à rede de serviço SUS a 7° edição do guia nacional de vigilância Epidemiológica.
Alem da incorporação dos avanços terapêuticos, dos processos relativos ao meio diagnósticos e de novidades em reunião de consenso de algumas doenças, destaco nesta edição o capitulo sobre estrutura para a resposta as emergências em saúde que orienta os profissionais sobre as recentes formas emanadas do nosso regulamento sanitário internacional no que se refere á ocorrência de eventos inusitado de interesse para a saúde coletiva.
...