Estudos de casos de parasitologia
Por: gracy15 • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.887 Palavras (8 Páginas) • 1.358 Visualizações
Segunda rodada de estudos de casos:
Doenças: Doença d’Chagas, Malária, Toxoplasmose, Criptosporidiose e Isosporose
1. Berenice é uma senhora de 72 anos, residente em região rural próxima à Bocaiúva (norte de Minas Gerais), que sente “muito cansaço, falta de ar” e tem “as pernas inchadas”. Há também uma história de disfagia e odinofagia de longa data, causa de grande emagrecimento. Pelo quadro de intensa dispnéia, é feita uma radiografia de tórax e nela é evidenciado um coração demasiadamente aumentado.
- Qual sua suspeita diagnóstica? O que o levou à ela?
- Que outras investigações você realizaria? Por quê?
- Correlacione os sinais e sintomas de Berenice com o ciclo desta parasitose e explique porque esta ocorrendo cada um.
- Quais cuidados de Enfermagem você indicaria para Berenice?
- O que fazer para evitar esta parasitose?
2. Campina Grande, PB, paciente MFQ, 10 anos faiodérmico, natural e procedente de Pernambuco, apareceu com história de lesão no lábio inferior há mais ou menos dois meses. Ao exame dermatológico, evidenciamos lesão exulcerada e crostrosa associada à edema na região do lobo inferior. Foi realizado teste de Montenegro, cujo resultado foi positivo. O exame anatomopatológico demonstrou um infiltrado inflamatório misto, com histiócitos contendo parasitas em associação com linfócitos e células plasmáticas.
A) Qual sua suspeita diagnóstica? Por quê?
B) Qual a relação entre essa parasitose e o sistema imune do paciente?
C) Em que consiste o Teste de Montenegro?
D) Qual o tratamento mais adequado?
3. Recentemente você foi contratado, por 2 anos, pela Empresa Vale Ltda. para trabalhar em um empreendimento na Região de Carajás, Belém, Pará. Durante a entrevista realizada pelo responsável pelo Departamento de Recursos Humanos (RH) da construtora, você foi informado que se tratava de uma área endêmica para Malária e Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). Durante o decorrer da mesma e como profissional de saúde você foi questionado, além do seu conhecimento clínico sobre essas parasitoses, sobre as formas de transmissão, métodos profiláticos e de controle de ambas as doenças. Sabendo que esse contrato seria bom para sua carreira, enquanto enfermeiro, além do excelente salário quais respostas você daria para as seguintes perguntas:
- Como essas doenças podem ser adquiridas e quem são os transmissores de ambas?
- Os criadouros naturais desses insetos são os mesmos? Quais seriam esses locais de desenvolvimento das formas imaturas?
- Quais as dificuldades que você apontaria para o controle da Malária e da LTA na Região Amazônica?
- Quais métodos profiláticos você empregaria para evitar que os trabalhadores alocados ao redor do empreendimento se infectassem com essas parasitoses?
4. Um homem de 38 anos, sabidamente portador da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS), queixa de “visão borrada”. Sua última contagem de linfócitos CD4 foi de 20 células/mm³ e foi admitido no hospital para tratamento de pneumonia por Pneumocystis carinii e sarcoma de Kaposi. A fundoscopia revela áreas de infiltrados brancos e hemorragias compatíveis com o diagnóstico de retinite. O exame oftalmológico revela um escotoma no campo visual na região ínfero-temporal de sua retina.
- Qual (is) é(são) sua(s) suspeita(s) agora? Por quê?
B) Qual é o prognóstico deste paciente? Explique.
C) Tente relacionar o quadro clínico do paciente com sua suspeita.
D) Como deve ser feito o tratamento?
E) Faça uma lista de sintomas que o paciente apresenta e explique porque está ocorrendo cada um.
5. LBM, 28 anos, natural de Ceilândia (DF), casada, do lar. Primeira consulta de pré-natal, 7 semanas de gestação, apresenta tonturas e náuseas. História de feto morto na gestação anterior. Resultados dos exames: hemograma (normal), anti-HIV (negativo), rubéola (sorologia positiva) e toxoplasmose (IgM e IgG negativas). Repetindo o exame para toxoplasmose 2 meses após, constatou IgM positiva e IgG positiva moderada.
A) Interprete o resultado para toxoplasmose.
B) Ela está na fase aguda ou crônica da doença?
C) Há risco de transmissão para o feto? Cite as principais medidas profiláticas.
D) Descreva o ciclo de vida do parasito.
6. R.B.G., 28 anos, do sexo feminino, branca, natural de Cachoeira do Sul, procedente de Canoas, casada, do lar. Vem à consulta com 7 semanas de idade gestacional, apresentando tonturas e náuseas. Tem história de feto morto na gestação anterior (com 34 semanas de idade gestacional, pesando 2300 g), referindo ter apresentado, à época, febre e sudorese e, quando procurou atendimento médico, o feto não apresentava mais batimentos cardíacos. Sem diagnóstico de causa mortis, foi retirado através de parto normal, após sessão de indução por ocitocina. A paciente relatou que em sua casa tem dois gatos.
A) Tratando-se de uma parasitose, dê sua suspeita e possíveis diagnósticos diferenciais.
B) Como se dá a transmissão desta doença e qual sua profilaxia?
C) No caso desta paciente, há risco para o feto? Explique as principais consequências para o feto caso também esteja contaminado.
D) Como é feito o diagnóstico?
7. Durante um serviço de triagem em um posto de saúde localizado no interior de Minas Gerais, uma enfermeira atende uma mãe e seus dois filhos. Durante sua conversa com essa senhora, um dos meninos pediu para ir ao banheiro queixando-se de dor de barriga. Logo em seguida, o outro menino diz que também gostaria de ir ao banheiro. A enfermeira encaminhou a mãe e as crianças para o banheiro e ao voltar questionou a mãe sobre a freqüência com a qual as crianças têm evacuado. A mãe relatou que seus filhos têm reclamado de dor de barriga constantemente e que evacuam umas 10 vezes por dia fezes diarreicas e de coloração acinzentada (esteatorréia). Comentou ainda que os meninos vêm apresentando insônia, que têm comido pouco e que é nítido o quanto eles emagreceram. Quando questionada sofre a presença de febre e/ou sangue nas fezes a mãe faz um sinal negativo com a cabeça. Então pergunta para a enfermeira: o que tem meus filhos?
...