FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR
Por: Rosa Stephanny • 11/6/2018 • Resenha • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 289 Visualizações
FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR URINÁRIO
Função principal: manter a homeostase do organismo.
Eliminação de excretas: compostos nitrogenados -> no corpo, formados a partir de reações químicas que quebram proteínas e ácidos nucleicos.
Os compostos nitrogenados que sobram desses processos de quebra, são tóxicos para as células, interferindo no processo da cadeia respiratória (mitocôndria).
Compostos nitrogenados produzidos pelos animais, são:
Amônia: alta toxidade. (amoniotélicos) invertebrados aquáticos, peixes ósseos, girinos.
Ureia: moderada toxidade. (ureotélicos) mamíferos, tartarugas, peixes cartilaginosos.
Ácido úrico: baixa toxidade. Insetos, aves, repteis.
Animais com ovos com casca, a troca gasosa acontece através da casca, porém não há troca de líquidos, se o embrião excretasse amônia, essa amônia não seria eliminada, iria se concentrar dentro do ovo, e intoxicar o embrião. Por isso, aves e répteis, excretam ácido úrico, devido sua baixa toxidade.
A das funções do rim é reabsorver o máximo de substâncias que são importantes para o corpo que estão no sangue, e só deixar passar na urina aquilo que não tem necessidade para o organismo, como compostos tóxicos.
# Órgãos que estão envolvidos no processo de formação de urina e excreção:
Rim: abastecido de sangue pela artéria renal, depois de filtrado é levado embora através das veias renais.
Ureteres: urina pronta nos rins, é direcionada para os ureteres.
Bexiga: armazena urina.
Uretra: urina é eliminada.[pic 1]
[pic 2]
Sangue que chega no rim, vem do coração através da artéria renal que vem se ramificando em arteríolas, até chegar em capilares. O sangue vem em alta pressão, e conforme o calibre dos vasos sanguíneos vai diminuindo, essa pressão vai ficando maior, até que o sangue chega no glomérulo, a pressão é tão alta que uma parte do sangue passa pelo epitélio dos pequenos vasos sanguíneos dos capilares e vai para dentro da capsula de Bowman. O que passa pela cápsula são: sais minerais, açucares, aminoácidos, resíduos nitrogenados, proteínas são grandes então não atravessam o vaso sanguíneo, independente da pressão. Vitaminas, hormônios e glicose também conseguem passar pela capsula. O que passa pela capsula de Bowman é chamado de filtrado. O que for importante nesse filtrado vai ser reabsorvido pelas estruturas do nefron e o que não for será eliminado na forma de urina.
Curiosidade: drogas conseguem passar pela cápsula de Bowman. O Túbulo contorcido distal está mais preocupado em restabelecer e devolver para o organismo: glicose, aminoácidos e outros compostos importantes.
TÚBULO CONTORCIDO PROXIMAL:
Reabsorve glicose, aminoácidos e outros solutos importantes. (NaCl)
Reabsorve um pouco de água.
Filtrado está mais concentrado, porque vários solutos já foram reabsorvidos, ele vai passar pela alça de Henle.
ALÇA DE HENLE:
Boa parte que chega do filtrado será reabsorvida.
(animais que vivem em locais onde há falta de água, possuem a alça de Henle maior. Em ambientes que tem bastante água, a alça é menor).
(a parte ascendente da alça de Henle não haverá reabsorção de água e sim de NaCl. Essa reabsorção é importante, porque a parte de fora da alça ficará mais concentrada que a parte interna, ai vai facilitar a passagem da agua para a parte de fora da parte descendente).
O que sobra do filtrado, que já está pouco concentrado, vai passar pelo túbulo contorcido distal.
TÚBULO CONTORCIDO DISTAL:
Absorção de H2O
Reabsorção de NaCl
Regulação na quantidade de Na+ e K+ no corpo.
O que sobra do filtrado, que já é chamado de urina, passa pelo ducto coletor, onde se tem reabsorção de H2O. Graças a ação de um hormônio chamado ADH, que vai colocar proteínas nas células, para facilitar a reabsorção de H2O, e a urina segue seu caminho para os ureteres.
(boa parte dos solutos saem de dentro do néfron para serem reabsorvidos pelo corpo, saem por transporte ativo, ou seja, com gasto de energia. A água vai passar por osmose.
Questões genéticas ou estilo de vida, acontece o acúmulo de cristais nos rins. (cálculo renal)
Quando os rins falham, não conseguem eliminar eficientemente os compostos nitrogenados tóxicos para o organismo. E necessitam de uma maquina para fazer o papel do rim: HEMODIÁLISE.
URETERES: condução de urina
URETRA: eliminação da urina (homem: 20 cm/mulher: 5 cm).
os rins também funcionam para o controle hídrico do organismo, ou seja, quando se está super hidratado, ele vai aumentar a eliminação de H2O pela urina. Quando se está desidratado, ele vai reter essa eliminação de H2O e produzir uma urina com menos H2O, mais concentrada em solutos.
Excesso de solutos: tem que ser eliminado porque causa aumento da PA.
HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO -> ADH (VASOPRESSINA) – produzido no hipotálamo, armazenado na hipófise. Quando esse hormônio é lançado na corrente sanguínea, ele age diretamente no túbulo contorcido distal e no ducto coletor dos néfrons. Fazendo com que as células que estão ali aumentem sua permeabilidade com relação a água. Os rins irão reabsorver mais água.
(álcool e cafeína inibem a produção de ADH no hipotálamo, por isso que quando se ingere muito álcool, se urina muito mais, porque o ADH está inibido, menos água é reabsorvida pelos rins, mais água é eliminada pela urina. A ressaca é devido a uma desidratação. A dor de cabeça se dá devido a desidratação do cérebro, visto que a água do cérebro foi mandada para o fígado, para que ele pudesse metabolizar o álcool ingerido.
...