Fisiologia - Sistema Cardiaco
Por: SilvioCostaDF • 28/11/2016 • Dissertação • 5.093 Palavras (21 Páginas) • 804 Visualizações
Fisiologia – Sistema Cardiovascular
Sistema Cardiovascular – No sistema cardiovascular acontecem diversos eventos dentre eles tem-se o Inotropismo, o Cronotropismo, a Resistência Vascular Periférica, o Retorno Venoso, a Pré Carga e a Pós Carga, o Débito Cardíaco, a Fração de Ejeção e Sístole e diástole. Todos estes acontecimentos e o próprio coração estão relacionados e giram em torno da PRESSÃO.
Os eventos estão relacionados a pressão porque devido a diferença desta pressão que o sangue é deslocado pelo corpo, pois o objetivo principal do coração é bombear o sangue, então o coração bombeia o sangue da área de maior pressão para a área de menor pressão.
- Todos os eventos e o funcionamento do coração giram em torno da pressão:
[pic 1]
Circulação – O sangue oriundo do corpo chega ao coração através das veias cavas superior e inferior através do átrio direito, do átrio direito o sangue passa para o ventrículo direito e então este sangue, que está pobre em oxigênio, segue para o pulmão através da artéria pulmonar para que seja realizada a troca gasosa e assim oxigenar o sangue liberando o CO2 e oxigênio. Após a oxigenação o sangue, agora rico em oxigênio, retorna ao coração através das veias pulmonares desembocando no átrio esquerdo e posteriormente segue para o ventrículo esquerdo e a partir daí o sangue é liberado para a corrente sanguínea para que possa levar o sangue oxigenado à todas as células do corpo. Assim ocorre a troca gasosa e o processo se repete muitas e muitas vezes.
Relação entre a Circulação e a Pressão – O ventrículo direito possui uma pressão média de 18 mmHg, já a pressão média da artéria aorta é de 120 mmHg, assim, percebe-se que o ventrículo esquerdo deve gerar uma pressão bem maior, quase 10 vezes maior, que a pressão sofrida pelo ventrículo direito, pois a pressão gerada no exterior do ventrículo direito é de 18 mmHg enquanto a pressão externa gerada no ventrículo esquerdo é de 120 mmHg, em média, então, por ter que suportar uma pressão maior, a parede do miocárdio do ventrículo esquerdo é bem mais espessa que a do ventrículo direito isso porque ele trabalhará com mais força em relação ao ventrículo direito.
Eventos do sistema cardiovascular
- Inotropismo – O Inotropismo diz respeito à força. O inotropismo pode ser positivo e negativo, quando o inotropismo é positivo a contração acontece com mais força e quando o inotropismo é negativo a contração acontece com menos força. O inotropismo também pode ser relacionado à capacidade de contração da musculatura do coração.
Digitálicos – Os medicamentos digitálicos, no coração, provocam a parada da bomba de sódio e potássio nas fibras do coração. Como se sabe, no coração há potencial de ação onde ocorre a entrada de sódio e saída potássio ocorrendo a despolarização e a repolarização.
Após ocorrer a despolarização o organismo promove a repolarização através da saída de potássio, porém em um determinado momento a concentração de sódio no interior da fibra muscular do coração é tão grande que impede a despolarização do coração, para a regulação dos níveis de íons entra em ação a bomba de sódio e cálcio que expulsa do interior os íons de sódio e busca do meio externo os íons de cálcio para o meio interno.
Os medicamentos digitálicos têm o objetivo de aumentar a força de contração muscular no coração, para isso ele aumenta a concentração de cálcio no meio interno pois se liga as pontes de actina e miosina e provoca uma concentração mais forte do coração. Em decorrência disto há a perda rápida de potássio, intoxicação por potássio, ausência de potássio, arritmia e parada cardíaca e para evitar esse quadro e corrigir os efeitos colaterais dos digitálicos deve-se administrar também outro fármaco, o poupador de potássio que se trata de um diurético,
- Cronotropismo – O Cronotropismo diz respeito aos BPM – Batimentos Por Minuto que o coração executa e em relação aos batimentos pode ocorrer a taquicardia e a bradicardia. Na taquicardia os batimentos estão aumentados e na bradicardia os batimentos estão diminuídos. Para controlar a taquicardia e a bradicardia são utilizados os betabloqueadores que tem ação simpática.
- Resistência Vascular Periférica – A resistência vascular periférica é encontrada nos vasos e está diretamente relacionada ou ao aumento ou diminuição da luz/raio do vaso, onde o aumento é a vasodilatação e a diminuição é a vasoconstricção.
Vasoconstricção – Ao lado, vemos um vaso com sua formação normal, e ao chegar no ponto A acontece uma vasoconstricção, onde a luz do vaso e reduzida e consequentemente há uma dificuldade na circulação e acumulo do que está localizado para trás do ponto A, assim ocorre um aumento da resistência vascular periférica. [pic 2]
Vasodilatação – No ponto B ocorre uma vasodilatação que é há a expansão ou aumento do vaso, com a vasodilatação a circulação é mais fácil e o fluxo pode até mesmo reduzir sua força, ocasionando assim uma diminuição na resistência vascular periférica.
Sendo assim, sabe-se que a resistência vascular periférica está aumentada na vasoconstricção e diminuída na vasodilatação
Situação – Um determinado paciente é hipertenso, possuindo uma pressão sistólica de 160 mmHg. Sabendo-se que o vasodilatador, o diurético e um digitálico agem sobre a hipertensão, cada um à sua maneira, o vasodilatador diminui a resistência vascular periférica, o diurético controla a hipertensão diminui a concorrência no fluxo dos vasos e o digitálico controla a pressão arterial através do estimulo parassimpático do nervo vago. Neste caso, qual medicamento deve ser utilizado?
...