Fisiologia
Por: JoyceKelly • 10/5/2015 • Resenha • 414 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA – UFPE/CAV
DISCENTE: JOYCE KELLY DA SILVA SANTOS
DOCENTE: CAROL LEANDRO
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
Artigo:
Neurobiologia das emoções
Vitória de Santo Antão
2015
O artigo Neurobiologia das Emoções de Vander Antônio Esperidião apresenta as principais estruturas neurais relativas as emoções, suas vias e circuitos de maior relevância, os neurotransmissores implicados e segue em uma discussão sobre as principais emoções: alegria, medo, raiva, tristeza e reações de luta e fuga.
Muitos filósofos formularam concepções para explicar a relação entre a razão e emoção, como por exemple Descartes que chegou a dividir em substância pensante e substância do mundo ele quis com essa ideologia separar o corpo da mente. Para ele a substância pensante pertence a razão enquanto a de mundo pertence as emoções. Com esse pensamento Descarte divergi com outros filósofos que acreditavam que a razão e a emoção pertenciam a uma mesma substância. A partir dessas concepções filosóficas o interesse pela relação entre corpo e mente partiu para um conhecimento teórico na área das ciências como a psicanálise, psicologia e biologia e elas começam a ter interesse nos processos cognitivos que envolvem as atividades mentais, absorção de conhecimento e as conectadas ao raciocínio e a memória. E a partir de técnicas de neurofisiologia e neuroimagem o conhecimento começa a ser ampliado e então foi descoberto o sistema límbico e a área de Broca seguindo para o começo de um esboço de como seriam as redes neuronais, suas estruturas e os circuitos emocionais.
O sistema límbico foi proposto inicialmente com estruturas como o hipotálamo, amígdalas, núcleos da base, área pré-frontal, cerebelo e septo que inicialmente estão relacionados a respostas emocionais e aos impulsos nervosos e entrou a divergência entre autores a inclusão de várias estruturas como o giro do cíngulo, o giro para-hipocampal e o tálamo. O sistema das emoções dependem da interação de seus componentes de uma forma complexa, não hierárquica, a qual necessita ainda ser bem explicada. As principais bases neuronais são a de prazer e recompensa onde se encaixam a alegria, a raiva e o medo e a de luta e fuga, por isso as reações fisiologias tanto implícitas como explicitas são tão parecidas mesmo sendo emoções diferentes.
A identificação da estruturas neuronais e de suas características anatomofuncionais relacionadas ao controle motivacional e as emoções continua a ser motivo de interrogação e de base para pesquisas pois existe um longo percurso a ser trilhado , para que ser adquira melhor compreensão dos meconismos neurobiológicos fundamentais relacionados a emoções.
...