HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO PRINCÍPIOS DE CIDADANIA
Por: mesmo774 • 19/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 445 Visualizações
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
PRINCÍPIOS DE CIDADANIA
COMPONENTES:
André Frizzo
Carlos Silva
Cristiano Miranda
Diego Molina
Leone Barbosa
Marcelo Goulart
Pablo Rodrigues.
URUGUAIANA, AGOSTO DE 2005.
SUMÁRIO
- HIGIENE NO TRABALHO 03
- HIGIENE NO LOCAL DE TRABALHO 03
- HIGIENE PESSOAL 04
- PRINCIPIOS DE CIDADANIA/ 05
- OS COMPONENTES DA CIDADANIA EMPRESARIAL 05
- ACIDENTE DE TRABALHO/CUSTO DOS ACIDENTES 07
- PRIMEIROS SOCORROS 08
- ESTADO DE CHOQUE 09
4.BIBLIOGRAFIA 10
1. Higiene no local de trabalho
Manter tudo no devido lugar.
A ordem ajuda a manter a limpeza, pois se cada coisa estiver em seu devido lugar, as áreas destinadas ao serviço estarão desimpedias e serão fáceis de limpar.
Manter tudo sempre limpo.
Deve-se ter cuidado com os resíduos de alimentos que caem no chão, mas nas frestas ou nos cantos, pois irão atrair insetos e roedores que contaminam alimentos e são transmissores de muitas doenças. Sempre que a embalagem de um produto alimentício se romper na despensa ou no deposito. É preciso que o funcionário comunique a seus superiores a aparecimentos de qualquer inseto ou roedores.
1.1Higiene no trabalho
A higiene no trabalho esta relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental com as condições de bem estar das pessoas.
No ponto de vista de saúde física esse aspecto do organismo humano esta ligado a fatores externos, com ruído, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho.
A higiene no local de trabalho é uma forma de manter bem estar dos funcionários e dos clientes que freqüentam este local: Um bom exemplo seria um restaurante.
Imagine que você vai a um restaurante. Você entra e pede a carta de vinhos, de cara enxerga uma falta de higiene do garçom (unhas grandes, sapato sujo e falta de higiene na sua roupa...).
Seria indispensável que o garçom corte as unhas sempre que estiverem crescendo evitando que eles adquirem tamanho que possibilitem a entrada de micróbios.
Na cozinha de um restaurante sempre que possível analisar a higiene. Como as louças são limpas como os alimentos são preparados e saber também se as cozinheiras tem cuidado de lavar as mãos antes de qualquer contato com os alimentos.
Num supermercado também seria bom prestar atenção na apresentação dos funcionários e a disposição dos alimentos principalmente a onde armazenam as carnes e frios, e saber se a temperatura de conservação de alimentos é adequada.
Ate porque um ambiente limpo sempre atrai clientes.
1.2 Higiene pessoal
Tomar banho todo dia ou sempre que necessário, lavar bem os cabelos axilas e órgãos genitais, manter os cabelos curtos ou presos.
2. PRINCIPIOS DE CIDADANIA
O exercício da cidadania empresarial.
O exercício da cidadania empresarial é resultado das ações internas e externas de responsabilidade social desenvolvendo, pela empresa.
A figura a seguir apresenta a interpelação entre esses três componentes.
2.1Os componentes da cidadania empresarial
[pic 1]
Responsabilidade social Responsabilidade social[pic 2]
Interna externa
[pic 3][pic 4][pic 5]
Exercício de cidadania empresarial
Os conceitos de cidadania empresariais são diretamente relacionados à gestão interna e externa de responsabilidade social.
Tudo o que se faz envolvendo um funcionário de certa empresa será diretamente ligado a empresa imagine um escritório de advocacia e um dos funcionários cometa assaltos em um escritório não tem consciência do que ocorre, mas as pessoas da rua sabem onde ele trabalha, tudo será ligado ao escritório levando este ao prejuízo por isso tantos cuidados na hora de contratar funcionários.
A cidadania começa com o respeito a seus companheiros de trabalho aos funcionários de limpeza aos superiores, uma pessoa que conhece princípios de convivência, proporciona a os que estão as suas voltas um bom ambiente de trabalho.
3.ACIDENTE DE TRABALHO
“Acidente de trabalho e o que ocorre pelo exercício o trabalho a serviço da empresa ou ainda pelo exercício da empresa ou, ainda pelo exercício dos trabalhos dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte à perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho”.
- O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de:
- Ato de sabotagem ou terrorismo praticado por terceiros ou companheiro de trabalho;
- Ofensa física internacional de terceiro por motivo de disputa relacionada com o trabalho;
- Ato de pessoa privada do uso da razão;
- Desabamento, inundação, incêndio ou outros casos fortuitos decorrentes de força maior.Saúde e segurança dos funcionários
Um ambiente de trabalho seguro livre de acidentes é importante por varias razoes.Uma delas é impressionante natureza de números relacionados a segurança, e aos acidentes no trabalho.Em um ano recente, mais de 6.100 pessoas morreram, e 6,7 milhões de pessoas ficaram feridos ou doentes em conseqüência de acidentes no trabalho, o que apresenta cerca de 8,4 casos para 100 trabalhadores em tempo integral nos Estados Unidos por ano. Porem, muito especialistas em segurança acreditam que esses números subestimam a realidade. Um estudo estima que na verdade, os trabalhadores sofrem13, 2 milhões de ferimentos e 862.200 ficam doentes por ano, com o custo de 171 bilhões de dólares.
...