Limpeza de materiais
Por: tassiagoida • 15/9/2015 • Relatório de pesquisa • 311 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
Tássia C. C. Ribeiro RA 6659412072
Enfermagem – 6° série
Limpeza de materiais cirúrgicos
Taubaté
2015
Na última aula em laboratório realizamos a limpeza em um artigo crítico, ou seja, houve a remoção de materiais estranhos (como sangue, por exemplo), com o objetivo de diminuir os microorganismos nesse artigo, lembrando que artigo crítico são aqueles materiais que penetram em tecidos e então possuem um alto risco para a aquisição de infecção.
Segundo a RDC 15, todo o processamento de produtos para a saúde deve ser realizado pela CME (Central de Material e Esterilização) que tem como responsável um profissional de nível superior para a coordenação de todas as atividades. Para a realização da limpeza o trabalhador da CME necessita de uma vestimenta privativa, touca e calçado fechado (uso de EPI), no caso da limpeza de materiais cirúrgicos utiliza-se luvas de borracha antiderrapante e de cano médio/longo que não comprometa o tato do profissional com o material, avental impermeável, gorro, óculos de proteção e calçado fechado impermeável antiderrapante. A limpeza foi feita utilizando água, detergente, produtos e acessórios de limpeza (escova própria) por meio de ação mecânica (a fricção deve ser realizada com acessórios não abrasivos e que não liberem partículas), e após essa etapa sabemos da obrigatoriedade da desinfecção e esterilização do material. Após a limpeza deve ser avaliado o material, por meio da inspeção visual com o auxílio de lentes intensificadoras de imagem, que segundo a RDC, deve ser de no mínimo 8 vezes de aumento.
A limpeza é não menos importante que os demais passos para o resultado final do processamento de produtos de saúde, ela torna o produto seguro para o manuseio e preparado para a desinfecção ou esterilização; visando sempre à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.
...