O FATOR ESTRESSOR DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL REGIONAL
Por: Tatiana Sibele Silva • 4/2/2018 • Trabalho acadêmico • 2.771 Palavras (12 Páginas) • 367 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENFERMAGEM
BIANCA OTENIO MENDES
CLEIZILAINE PINHEIRO
VANUSA DE OLIVEIRA SILVA GOMIDES
FATOR ESTRESSOR DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL REGIONAL DE CÁCERES – MT
São José dos Quatro Marcos – MT
2016
BIANCA OTENIO MENDES
CLEIZILAINE PINHEIRO
VANUSA DE OLIVEIRA SILVA GOMIDES
FATOR ESTRESSOR DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL REGIONAL DE CÁCERES – MT
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharel em Enfermagem, da Faculdade de Quatro Marcos – FQM, na Linha de Estudo 4: Saúde Ambiental, Saúde Coletiva e Qualidade de Vida, como requisito avaliativo à Disciplina de TCC I.
São José dos Quatro Marcos – MT
2016
BIANCA OTENIO MENDES
CLEIZILAINE PINHEIRO
VANUSA DE OLIVEIRA SILVA GOMIDES
FATOR ESTRESSOR DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL REGIONAL DE CÁCERES – MT
Projeto de Pesquisa submetido à orientação da Professora Tatiana Sibele e aprovado pelo Prof._____________________, da Faculdade Quatro Marcos – FQM, como requisito para aprovação na disciplina de TCC I e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Nota: ______, aprovado em: ___/___/___.
________________________________________
Professor(a) de TCC I
________________________________________
Prof.ª Tatiana Sibele da Silva
São José dos Quatro Marcos – MT
2016
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Tema 6
1.2 Justificativa 6
1.2 Problema 6
1.4 Objetivo Geral 7
1.5 Objetivo Especifico 7
2 REFERENCIAL TEÓRICO 7
3 METODOLOGIA 9
4 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 10
4.1 Etapa 1: Do Projeto 10
4.2 Etapa 2: Do Trabalho de Conclusão de Curso 10
5 ANEXO 11
5.1 Questionários 11
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade, o estresse tem ganhado um espaço cada vez maior no cotidiano das pessoas, levando a consequências que podem se tornar graves em detrimento do alto nível de sua incidência: insônia, transtornos alimentares, depressão, problemas cardiovasculares, síndrome do cólon irritado, prisão de ventre, dentre outros.
Assim, a abrangência de fatores agressores promovidos por patologias relacionadas ao estresse, desencadeia no âmbito de trabalho, além da pressão psicológica, problemas pessoais, esgotamento e outros processos patológicos que podem prejudicar os profissionais da saúde, pacientes e até mesmo a própria empresa.
Levando-se em consideração o contexto exposto, o presente estudo intenta uma discussão sobre o estresse nos profissionais de saúde, com foco nos da área da Enfermagem, em situações de urgência e emergência. Para tal, será proposto ao processo investigatório o envolvimento dos funcionários do Hospital Regional de Cáceres-MT, a fim de se evidenciar os agentes causais do tema aqui em pauta e discutir sobre fatores relacionados ao estresse, os quais levam a perturbar a homeostasia do corpo humano, gerando várias consequências sistêmicas.
1.1 Tema
Saúde do Profissional de Enfermagem.
- Delimitação do tema
Fatores estressores da equipe de Enfermagem em situações de urgência e emergência no Hospital Regional de Cáceres – MT.
1.2 Justificativa
Podemos observar que o estresse em nossos dias, tem sido um fator predisponente ao desencadeamento da depressão, considerada pelos estudiosos a “doença do século”.
Portanto, a equipe de enfermagem pode ser lesada, ocasionando determinados erros técnicos, por parte de alguns profissionais que atuam na área e que, de certa forma, não tem tido o devido apoio a respeito da profissão.
O âmbito escolhido para a pesquisa foi o Hospital Regional De Cáceres – MT, com os profissionais do box de urgência e emergência, pois por conveniência já estaremos no local, realizando estágio supervisionado. Devido o setor ter alto fluxo de atendimento e exigência, a probabilidade dos profissionais desenvolverem o estresse ou qualquer doença relacionado ao mesmo é alta.
Assim, o presente projeto de pesquisa, visa evidenciar o quão prejudicial, o estresse pode ser para a equipe dos profissionais de Enfermagem, a fim de verificar os fatores estressores apresentado nos trabalhadores.
Problema
Quais os fatores existentes no ambiente de trabalho tidos como estressores à equipe de enfermagem em situações de urgência e emergência no Hospital Regional de Cáceres-MT?
1.4 Objetivo Geral
- Analisar os fatores estressores na equipe de Enfermagem em situações de urgência e emergência.
1.5 Objetivo Especifico
- Identificar os possíveis fatores causadores do estresse.
- Investigar o fator causal do estresse nos trabalhadores;
- Sensibilizar a importância do cuidado na saúde da equipe de Enfermagem;
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O estresse é um tema de relevância frequentemente relacionado ao cotidiano agitado e ao ambiente laboral, responsável pelo desencadeamento de diversas patologias. Nesse contexto, Vedhara, Fox e Wang (1999), destacam os estudos de Selye, endocrinologista canadense, que discute acerca de situações da vida cotidiana tais como trânsito, barulho intenso, excesso de atividade, redução na quantidade e qualidade do sono e apreensão como sendo fontes crônicas e usualmente inevitáveis de estresse.
...