Fatores Que Influenciam A Minimização Dos Erros Na Administração De Medicamentos Por Profissionais De Enfermagem
Casos: Fatores Que Influenciam A Minimização Dos Erros Na Administração De Medicamentos Por Profissionais De Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isnaia • 25/11/2014 • 868 Palavras (4 Páginas) • 688 Visualizações
AVM – FACULDADE INTEGRADA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
PROF: Márcia Gonzaga Nespereira Andelo
ISNAIA CAIUSCA CARQUEIJA DE OLIVEIRA
Fatores que influenciam a minimização dos erros na administração de medicamentos por profissionais de Enfermagem
SALVADOR-BA
2013
ISNAIA CAIUSCA CARQUEIJA DE OLIVEIRA
Fatores que influenciam a minimização dos erros na administração de medicamentos por profissionais de Enfermagem
Projeto de Pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia do estudo científico – Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Urgências e Emergências da Faculdade AVM , sob a orientação da Professora Márcia Gonzaga Nespereira Andelo.
SALVADOR-BA
2013
SUMÁRIO
TEMA...........................................................................
PROBLEMA.................................................................
JUSTIFICATIVA..........................................................
OBJETIVO GERAL.....................................................
OBJETIVO ESPECÍFICO............................................
REVISÃO DA LITERATURA.......................................
METODOLOGIA..........................................................
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA................................
TÍTULO: Fatores que influenciam a minimização dos erros na administração de medicamentos por profissionais de Enfermagem
TEMA: Erro em administração de medicação por profissionais de Enfermagem.
PROBLEMA: Como sistematizar a assistência de enfermagem para evitar erros?
JUSTIFICATIVA:
A escolha do tema se deu pela vivência nesses anos de profissão, e na conscientização de que cada vez mais devemos estar atentos a falhas profissionais que também nos compete e pelas grandes repercussões que podem trazer ao paciente, como a falta de credibilidade da Instituição hospitalar, falta de confiança perante os profissionais que lhes prestam o cuidado e sensação de incompetência que pode nos levar a grandes problemas psicológicos, sociais e econômicos. Por isso, despertou-se a escolha do tema como forma de maior aprimoramento no assunto abordado, em busca não da perfeição, mas em um maior cuidado, uma atenção redobrada já que lhe damos com a vida e a morte de pessoas.
A administração de medicamentos de forma erroneamente por parte da equipe de Enfermagem tem ganhado enfoque principalmente em jornais, ou programas de televisão, que apenas fazem questão de mostrar o erro e criticar os técnicos de enfermagem que executam as medicações prescritas pelo médico plantonista.
Existe o erro sim, mas não de forma proposital. A sobrecarga de trabalho muitas vezes é o principal responsável pelos erros na administração de medicações. Os hospitais públicos principalmente possuem uma alta demanda de pacientes e um quadro de funcionários inapropriado para atender de forma rápida, eficaz e segura a todos os doentes/clientes.
Entretanto, devemos conscientizar esses profissionais de saúde a reconhecer o erro cometido, relatando-os aos enfermeiros responsáveis, na certeza de que não haverá desligamentos, ou punições rigorosas e sim proporcionar ações educativas referentes ao preparo e administração de medicamentos e estratégicas a fim de minimizar ou eliminar os erros na prática de enfermagem em geral, beneficiando a saúde e bem estar dos pacientes, um atendimento humanizado e de qualidade no processo do cuidar.
OBJETIVOS
Objetivo
...