TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SIGNIFICADO DE CUIDADO PARA PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM POR MARIA APARECIDA BAGGIO

Trabalho Escolar: O SIGNIFICADO DE CUIDADO PARA PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM POR MARIA APARECIDA BAGGIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  1.566 Visualizações

Página 1 de 9

O SIGNIFICADO DE CUIDADO PARA PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM POR MARIA APARECIDA BAGGIO

Maria Aparecida Baggio tem como objetivo trazer a compreensão e o significado de cuidado para profissionais da equipe de enfermagem. O significado do cuidado verbal e não verbal; a minimização da dor física no cuidado; cuidar com empatia para atender o todo; o envolvimento e o processo de cuidar.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Qual o objetivo deste artigo?

O objetivo deste artigo e compreendermos o significado de cuidado para profissionais da equipe de enfermagem. E de tal modo compreendermos o significado do cuidado verbal e não verbal; a minimização da dor física no cuidado; cuidar com empatia para atender o todo; o envolvimento e o processo de cuidar.

Qual a importancia do desenvolvimento do aluno de enfermagem?

O aluno de enfermagem deve ser um profissional com capacidade de articular suas idéias e seus pensamentos, ter conhecimentos na área cientifíca, e o desenvolvimento de habilidades técnicas para atender ás necessidades do outro. É um passo importante para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional, lidar com procedimentos que promovam a saúde, previnam doenças e recuperem lesões; na impossibilidade de cura ou recuperação, favoreça uma morte digna e com o menor sofrimento possível ao cliente-paciente. O cuidado profissional oferecido está alicerçado na aprendizagem obtida na escola e no exercício da profissão.

Defina o exercicio do cuidado, o que o ser cuidador precisa perceber para exercer o cuidado?

Cuidado, é atender todas as necessidades que eu percebo ou que ele me refere. Algumas características que definem o exercício do cuidado: atenção, precaução, cautela, diligência, desvelo.

O ser cuidador, para exercer o cuidado, de acordo com SlLVA & GIMENES (2000), precisa perceber o 'outro' como ele se mostra, nos seus gestos e falas, na sua dor e limitação, pois, por trás de cada situação física de doença, há uma história de vida que pode ser percebida em muitos detalhes. Certamente, o corpo físico revela, mesmo que timidamente, muitas informações saudáveis e doentias ali armazenadas.

O ambiente hospitalar exerce alguma influencia sobre o cuidador e o enfermo?

O ambiente hospitalar é possuidor de características que deixam as pessoas vulneráveis, por ser tenso, sombrio, triste e, às vezes, desalentado. Por sua vez, as pessoas enfermas são submetidas a procedimentos, exames, manipulações que desgastam a si próprios, familiares, amigos e, por que não, a própria equipe que presta os cuidados, principalmente a equipe de enfermagem, que é diretamente responsável pelos cuidados deste ser.

Defina cuidado verbal e não verbal, qual a importancia de cada cuidado

O cuidado verbal e não-verbal, significa atender às necessidades do "outro" com sensibilidade, presteza e solidariedade, mediante ações e atitudes de cuidado realizadas para promover o conforto e o bem-estar. O cuidado manifestado conjuga a integridade física e emocional num processo de troca entre cuidador e ser cuidado. É possível perceber o cuidado de enfermagem verbal e não-verbal, quando se manifesta por meio da conversa, do toque, com a intencionalidade de transmitir tranqüilidade, carinho, conforto, segurança, atenção e bem-estar.

Quais atitudes, solidificam o sentido do cuidado em enfermagem?

Prestar atendimento, tratar muito bem as pessoas, transmitir segurança, conforto, bem-estar, sensibilidade, solidariedade, dialogar e tranquilizar.

Qual a importancia e o siginificado do cuidado humanizado? Qual a melhor maneira de medicar para aliviar a dor?

De acordo com as pessoas que estão envolvidas nesse artigo, ao expressarem os seus valores sobre o cuidado humano, demonstraram a preocupação em minimizar a dor física apresentada pelo cliente, entendendo tal movimento como manifestação do cuidado. A intenção de aliviar o sofrimento do ser humano que está sob seus cuidados, manter sua dignidade e seus direitos de cidadão nos momentos de fragilidade e dor, denotam o significado do cuidado ao 'outro''. A melhor maneira de medicar para aliviar a dor física, e usar administração de drogas, prescrita pelo médico assistente, é uma das funções da enfermagem e, ao mesmo tempo permite, a partir da aproximação do cuidador durante o ato de medicar, confortar o paciente que está emocionalmente fragilizado, amenizando suas angústias e medos.

Como os profissionais de enfermagem podem construir a relação de empatia com os pacientes

“se colocar no lugar do outro”, transmitindo-lhe o que gostariam de receber se a situação fosse invertida, numa clara atitude de empatia. Cuidar com empatia, neste estudo, significa entender e compreender o outro como gostaria de ser, também, compreendido, cuidado. Além disso, os cuidadores assumem o cuidado do outro como se fosse o seu próprio cuidado, como apontam os seguintes depoimentos:

...Eu cuido do paciente como eu gostaria que cuidassem de mim, se eu precisasse. Então eu acho que é muito importante a gente cuidar do paciente. Que eu cuido dele como eu gostaria que cuidassem de mim, se eu precisasse (Camélia).

...Acho assim que o que eu tô fazendo ali, o que eu faço pro paciente [...] o que eu tô fazendo pra pessoa eu tô fazendo pra mim mesmo. Eu me sinto bem fazendo isso [...] eu acho o que eu faço pra eles, pra mim é uma coisa boa também [...] (Margarida).

Segundo COSTA (1998), priorizar o cuidado do outro como cuidar de si mesmo implica sentir-se cuidado enquanto cuida, entendendo e compreendendo o outro com empatia; priorizar o outro é um ato de dedicação afetiva. Cuidar com empatia é entender a situação do outro, ver-se no lugar dele e sentir-se em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com