O QUE SÃO NEUROTRASMISORRES E COMO SÃO TRANSPORTADOS?
Por: lu.sousa • 19/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.303 Palavras (6 Páginas) • 318 Visualizações
QUESTIONÁRIO(SISTEMA NERVOSO)
1) O QUE SÃO NEUROTRASMISORRES E COMO SÃO TRANSPORTADOS?
Os neurotransmissores são pequenas moléculas responsáveis pela comunicação das células no Sistema Nervoso, na sua maioria são provenientes de precursores de proteínas, e são normalmente encontradas nos terminais sinápticos dos neurônios. Essas moléculas são liberadas na fenda sináptica e agem em receptores pós-sinápticos localizados no neurônio pós-sináptico, fazendo com que esses receptores se abram dando liberação na maioria das vezes à íons, dando origem ao que chamamos de transmissão sináptica, onde um impulso nervoso é passado para outra célula.
2)como acontece a sinapse? Qual a importância da sinapse? Faça um esquema explicando a sinapse química.
Sinapses são zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios, células musculares ou células glandulares. Geralmente a sinapse ocorre entre o axônio de um neurônio e o dendrito do neurônio seguinte, mas também pode ocorrer do axônio diretamente para o corpo celular, ou entre do axônio do neurônio para uma célula muscular. A SINAPSE É IMPORTANTE PARA QUE O SISTEMA NERVOSO SE COMUNIQUE COM O RESTANTE DO CORPO(MUSCULOS E ORGÃO SENSITIVOS). A maioria das sinapses utilizadas para transmissão do sinal no sistema nervoso central da espécie humana são as sinapses químicas, que sempre transmitem esse sinal em uma direção, ou seja, possuem uma condução unidirecional. Essa é uma característica importante desse tipo de sinapse, permitindo que os sinais atinjam alvos específicos.
Esse evento se inicia com a secreção de uma substância química chamada neurotransmissor, que irá atuar em proteínas receptoras presentes na membrana do neurônio subsequente, promovendo a excitação ou inibição.
[pic 1]
3)DEFINA:
IMPULSO NERVOSO: O impulso nervoso é um sinal elétrico que proporciona a comunicação entre neurônios.O impulso nervoso é uma corrente elétrica que rapidamente se propaga pela membrana no neurônio.Esse impulso é fundamental para garantir a comunicação entre essas células nervosas.
MEDIADORES QUIMICOS: Uma substância é classificada como mediador químico quando é produzida por uma fibra nervosaexcitada e atua como intermediária nas transmissões de impulsos nervosos até os receptores por meio das sinapses químicas. SÃO CLASSIFICASA EM TRES GRANDES GRUPOS NEUROTRANSMISSORE, NEUROPEPITÍIDIOS E HORMÓNIOS
BAINHA DE MELINA: conjunto dessas dobras múltiplas denomina-se bainha de mielina e as fibras são chamadas de fibras nervosas mielínicas. Sua função é de proteger o axônio. Além disso, ela também acelera a velocidade da condução do impulso nervoso. . A perda da bainha também pode provocar curtos-circuitos ou bloqueios da transmissão dos impulsos nervosos.
[pic 2]
4)DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO:
Organização do sistema nervoso dos vertebrados | |
Periférico | Somático |
Autônomo | Simpático |
Parassimpático | |
Entérico | |
Central / Principal |
O sistema nervoso dos animais vertebrados é frequentemente dividido em Sistema nervoso central (SNC) e Sistema nervoso periférico (SNP). O SNC consiste no encéfalo e na medula espinhal. O SNP consiste em todos os outros neurônios que não estão no SNC. A maioria do que comumente se denomina nervos (que são realmente os apêndices dos axónio de células nervosas) são considerados como constituintes do SNP. O sistema nervoso periférico é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
O sistema nervoso somático é o responsável pela coordenação dos movimentos do corpo e também por receber estímulos externos. Este é o sistema que regula as atividades que estão sob controle consciente.
O sistema nervoso autônomo é dividido em sistema nervoso simpático, sistema nervoso parassimpático e sistema nervoso entérico. O sistema nervoso simpático responde ao perigo iminente ou stress, e é responsável pelo incremento do batimento cardíaco e da pressão arterial, entre outras mudanças fisiológicas, juntamente com a sensação de excitação que se sente devido ao incremento de adrenalina no sistema. O sistema nervoso parassimpático, por outro lado, torna-se evidente quando a pessoa está descansando e se sente relaxada, e é responsável por coisas tais como a constrição pupilar, a redução dos batimentos cardíacos, a dilatação dos vasos sanguíneos e a estimulação dos sistemas digestivo e genitourinário. O papel do sistema nervoso entérico é gerenciar todos os aspectos da digestão, do esôfago ao estômago, intestino delgado e cólon.
5) O neurônio, a célula comum a todo e qualquer sistema nervoso existente no reino Animalia, assemelha-se, em sua função, a um fio condutor de eletricidade.
Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dendritos e axônio.
[pic 3]
- No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localizam o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.
- Os dendritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados, que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.
- O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
7) A ESQUISOFRENIA TEM LIGAÇÃO COM NEUROTRASMISORES? QUAL O NEUROTRASMISOR E RECEPTOR? ONDE OCORRE? E COMO FUNCIONA?
A esquizofrenia, ou distúrbio da mente dividida, é marcada por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e alucinações. “Estudos apontam que ocorre algum defeito na produção ou na ação de um neurotransmissor chamado dopamina”.
...