Normas De Qualidade De Fluidos Transportados
Casos: Normas De Qualidade De Fluidos Transportados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ticia.barros • 8/6/2014 • 784 Palavras (4 Páginas) • 435 Visualizações
Este trabalho tem como objetivo apresentar as especificações técnicas dos oleodutos, para a realização do transporte dos hidrocarbonetos.
Duto
Designação genérica de instalação constituída por tubos ligados entre si, incluindo os Componentes e Complementos, destinada ao transporte ou transferência de fluidos, entre as fronteiras de Unidades Operacionais geograficamente distintas.
Modal Dutoviário
É o modal que consiste em utilizar tubulações para a transferência do Petróleo e derivados em larga escala. Oferece vantagens econômicas e segurança em relação aos outros modais. A diminuição do uso de caminhões e custos com fretamento altera os custos finais dos derivados e desafogam as rodovias.
As pesquisas tecnológicas para a criação de novos sistemas e equipamentos para o desenvolvimento do sistema dutoviário realizadas pela PUC-RJ e o Centro de Pesquisas da Petrobras são de extrema importância para que vazamentos e danos nas tubulações sejam detectados de forma rápida e seja viável o aumento da capacidade de produtos transportados e de automação do modal.
Tipos de Dutovias
Submarinas. São as vias que em sua maior parte, estão localizadas submersas, é empregada na transferência de petróleo das plataformas até as refinarias ou tanques que armazenam o produto.
Terrestres. Empregadas na terra e podem apresentar algumas subdivisões subterrâneas.
Dutovias subterrâneas. São tubulações enterradas e apresenta uma maior proteção contra acontecimentos inesperados em relação a acidentes e fenômenos naturais.
PIGs
Denominação genérica dos dispositivos que passam pelo interior dos dutos, impulsionados pelo fluido transportado ou eventualmente por um sistema tracionador, sendo conforme a finalidade: separador, raspador, calibrador, de limpeza interna, de remoção de líquidos, de inspeção, de mapeamento, de verificação do perfil de pressão e temperatura, etc.
Os PIGs podem se apresentar em dois tipos. Limpadores e separadores.
Os limpadores apresentam forma cilíndrica e são feitos de metal, contendo escovas de aço que facilitam a movimentação nas tubulações. Os fatores que influenciam a aplicação dos PIGs limpadores dependem de uma análise dos locais de atuação dos dutos e suas opções para a retirada e instalação dos equipamentos.
Como os PIGs limpadores, os reparadores também têm a forma cilíndrica, porém não possuem escovas de metal. Seu principal objetivo é a separação dos produtos, diminuindo a ocorrência de interface.
Pig Instrumentado
Dispositivo provido de instrumentos, para passagem interna ao duto, com capacidade de adquirir e registrar uma ou mais das seguintes informações: amassamentos, ovalizações, componentes (válvulas, drenos, suspiros, etc.), descontinuidades na parede do duto, raios de curvatura, espessura da parede, cavas, mossas, sulcos, pontos de contato metálico, coordenadas, temperatura e pressão.
Plano de Resposta a Emergência
Conjunto de documentos, que contém as informações relativas ao Duto e sua área de influência, aos cenários acidentais e à resposta aos diversos tipos de Emergência passíveis de ocorrência, decorrente de sua construção e operação. Deve incluir definição dos sistemas de alerta e comunicação de Acidentes ou Incidentes, Estrutura Organizacional de Resposta, recursos humanos, equipamentos e materiais
...