O Que Você Precisa Saber Sobre A Profissão
Por: Kátia Michelle da Silva • 19/10/2024 • Artigo • 2.277 Palavras (10 Páginas) • 45 Visualizações
[pic 1]
[pic 3][pic 5][pic 2][pic 4]
INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PROFISSÃO
REGINA SUELI FERNANDES FERREIRA
Parnamirim/RN
2023
REGINA SUELI FERNANDES FERREIRA
INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PROFISSÃO
Artigo científico apresentado ao Curso de Pós- Graduação Lato Sensu da Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia - FAMEC, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Pós graduação em Centro Cirúrgico e CME.
Prof. Orientador: Titulação e Nome Completo
Parnamirim/RN
2023
FOLHA DE APROVAÇÃO
REGINA SUELI FERNANDES FERREIRA
INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PROFISSÃO
Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da FACULDADE METROPOLITANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FAMEC, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Pós graduação em Centro Cirúrgico e CME, e aprovado pelos seguintes professores:
[pic 6]
[pic 7]
Parnamirim/RN
2023
TÍTULO: INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PROFISSÃO
AUTOR: REGINA SUELI FERNANDES FERREIRA
ORIENTADOR(A):
RESUMO
Um procedimento operatorio não é uma tarefa fácil, e por isso é de suma importância profissionais capacitados para realizar tal procedimento. Sendo assim, a escolha desse tema, baseia-se na busca por maiores conhecimentos na área de instrumentador cirúrgico, profissional esse indispensável nesse processo, porém pouco conhecido e valorizado, sendo que, sem esse profissional, toda e qualquer cirúrgia seria inviável. Logo, esse trabalho, objetiva se apropirar de conhecimentos voltados para a área da saúde, em especial em instrumentação cirúrgica, buscando não somente conhecimentos proprios como também, na esperança que esse possa contribuir como material de pesquisa para estudos futuros.
PALAVRAS-CHAVE: Instrumentação Cirúrgica, Técnicas Complexas, Profissionais de Saúde.
1 INTRODUÇÃO
Um procedimento cirúrgico é umra mo da medicina que propõe a cura de muitas doeças dda pelas mãos humanas. Em tempos antigos, a cirurgia era utilizada como último recurso aplicado à cura, todavia, com o passar dos anos, com a evolução do conhecimento, a cirgurgia passou a ser necessária em tratamentos para algumas doenças. O processo cirúrgico é uma atividade complexa que exige, além do médico cirurgião, protagonista do processo, a participação de profissionais capacitados, pois é de suma importância para o bom andamento do processo operatório. Dessa forma, é fundamental a coloboração de profissionais habilitados para realizar tal procedimento. Sendo assim, a escolha do tema se deu com base na busca por maiores conhecimentos na temática em questão.
Dessa maneira, esse trabalho, objetiva se apropirar de conhecimentos voltados para a área de instrumentação cirúrgica a luz de autores que abordam o assunto refetente, buscando conhecer não apenas esse profissional tão importante nesse processo, mas conhecer os equipamentos necessários para a realização do procedimento cirúrgico. Ess pesquisa justifica-se ainda no intuito de auxiliar em trabalho acadêmicos e/ou tecnicos futuros.
A problemática se dá em prol de entender como uma profissão tão importante ainda é tão pocuo conhecida e pocuo valorizada. Para ser um bom instrumentador é necessário que esses profissionais aprimorem seus conhecimentos, buscando se especializar cada vez mais, podendo ainda formar em níveis superiores ou te´cnicos de enfermagem.
Para tanto, a metodologia aplicada foi bibliográfica a luz de autores que esplicitam a tematica abordada. A pesquisa foi relaizada em sites, livros, e nas disciplinas cursadas no decorrer do curso. Acreditamos que chegamos ao obejtivo proposto e, espera-se que esse estudo venha á contribuir com pesquisas futuras, bem como com a valorização dos profissionais e com o conhecimento no qual este trabalho propõe.
2 INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA
A instrumentação cirúrgica é uma área da saúde que se dedica ao suporte e assistência ao cirurgião durante os procedimentos cirúrgicos, é uma técnica utilizada pelo instrumentador para operacionalização do ato cirúrgico.
Os profissionais de instrumentação cirúrgica desempenham um papel fundamental na garantia da segurança e eficiência das cirurgias, sendo integrante responsável pelo preparo da mesa fornecendo os instrumentos, equipamentos e materiais necessários para o procedimento, bem como fornecendo com segurança e precisão os instrumentais ao cirurgião, acompanhando a seqüência lógica de cada tempo.
As atividades previstas pelo instrumentador cirúrgico incluem ordenar e controlar o instrumental cirúrgico; preparar o instrumental a ser utilizado nas cirurgias; selecionar e apresentar os instrumentos ao médico cirurgião e auxiliares; efetuar assepsia dos materiais cirúrgicos; preparar e desmontar as mesas para as cirurgias; e guardar o material, entre outras atividades.
2.1 A HISTÓRIA DA INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA
A evolução da instrumentação cirúrgica proporcionou melhores mecanismos para o desenvolvimento da Medicina atual. A Cirurgia é o ramo da medicina que se dispõe a curar pelo uso das mãos. Palavra originada do grego que quer dizer “kheirourgia”, ou seja, mão a obra.
A cirurgia pode ser considerada como ciência e arte. Como ciência, a medicina tem incremendo dinâmico e contínuo de princípios e definições em função da sua própria evolução. Já como arte, a medicina requer um aprendizado manual paciente e bem guiado e será aprendida com mais facilidade por indivíduos que nascem com o dom, vocação e/ou habilidades específicas, como ocorre em todas as artes.
...