O SORRISO DE MONALISA
Por: Wisla Thyzianne • 1/4/2015 • Relatório de pesquisa • 489 Palavras (2 Páginas) • 1.731 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DE AÇÃO COMUNITÁRIA
ESCOLA DA SÁUDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DOCENTE: MARIA BETÂNIA
DISCENTES: WISLA THYZIANNE LOPES COSTA SOARES
TURMA: 6 MA
FILME:
O SORRISO DE MONA LISA
NATAL
2014
O filme “O sorriso de Mona Lisa” relata a história de uma professora recém-formada chamada Katharine Watson (Julia Roberts). Ela dava suas aulas no colégio de Wellesley, onde lecionava aulas de história da arte, que era o seu maior sonho. Neste filme também são abordados ensinamentos de novas formas de aprendizagem.
Na primeira aula a professora se surpreende, pois a turma era formada de mulheres “dotadas de conhecimentos”, no entanto, era simplesmente porque seguiam as normas do colégio. Uma das coisas que fez a professora se destacar foi à nova forma de ensinamento, a qual se sentia incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalhava, com isso, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida. Ela mostrava para as alunas que com a arte elas poderiam desenvolver um modo diferente de ver o mundo, fazendo com que elas fizessem coisas novas, como por exemplo, passeios a galerias de arte e experimentar a pintura em telas, fazendo com que elas mesmas fizessem sua própria arte.
O filme é baseado no ano 50 e retrata a submissão da mulher na sociedade conservadora e machista, em que elas eram orientadas para serem excelentes mães, esposas e donas de casa. Devido Katherine não aceitar esse modelo de vida, ela se desentende com a aluna Betty Warren (Kirsten Dunst) a qual, a mesma tentar incentivar as suas colegas de quarto Joan Brandwyn (Julia Stiles) e Giselle Levy (Maggie Gyllenhaal) a seguirem o modelo ao qual ela pensava que nascera para exercer. Porém, a Giselle não se importa em casar, ela se envolve com homens casados e quer ter uma vida diferente das demais. Já a Joan, Katharine a incentiva a fazer faculdade de direito, mais por fim, ela se casa e decide não cursar e sim se dedicar ao marido a qual era seu sonho. Betty, após se casar, retornar as aulas a qual já havia faltado 6 dias seguidos, chegando em sala de aula se depara com o novo modo de ensino, porém não aceita, e critica a forma de ensino da professora, e ainda vai mais além, faz uma publicação no jornal do colégio. Na aula seguinte, após ter lido o jornal, a professora se direciona a sala de aula e avisa que desistiu de lecionar as aulas, e fala que as garotas venceram, porém, a classe ficou surpresa e triste, pois agora, já não queriam que a professora Katherine fosse embora.
Por fim, o colégio desejava que a professora continue, mais porém, para isso acontecesse ela teria que seguir as normas, mais a mesma não aceitou e decidiu seguir o seu caminho. Ela mudou a vida das garotas e as garotas mudaram a dela.
- ANEXO:
[pic 1]
...