O Sistema Nervoso
Por: patyrocha • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 606 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
ATPS – Ciência e Técnologia em Sáude (CTS)
Tecnologias Gerenciais Atuação do Enfermeiro
Gestão de Recursos de Materiais
Professora: Angelita Silva
Curso: Enfermagem
1º Semestre
Patrícia Siqueira Rosa RA. 1411270210
Santa Bárbara D’Oeste, 10 de Junho de 2015
Todo o Trabalho de Enfermagem está relacionado ao cuidar, então a enfermagem tem como objetivo atender as necessidades humanas, podendo ser elas familiares, individuais ou na comunidade, de acordo com a necessidade de cada um, sendo assim o gerenciamento do cuidar tem como característica a observação, o planejamento, a avaliação, evolução, o levantamento de dados, os procedimentos técnicos e de comunicação o processo de interagir entre outros (OLIVEIRA, 2009). Hoje o que se predomina no gerenciamento em enfermagem são as questões voltadas para o controle, organização, planejamento e recursos humanos e materiais com o objetivo de manter e obter um bom funcionamento do serviço para atender as necessidades dos pacientes e todos os setores da instituição.
A administração de materiais é um ciclo continuo de operações corretas e interdependências, validas para qualquer instituição independentemente do seu tamanho. Para conceder cuidado ao paciente, ocorre há necessidade de prover materiais adequados. A administração dos materiais nas instituições tem como objetivo coordenar as atitudes para suprir todas as áreas da organização com o menos custo e de maneira quês serviços não seja prejudiciais aos usuários.
Quando referimos a materiais que serão consumidos de imediato após a chegada ou após este armazenado entende-se que é desde os materiais permanentes até os materiais que as instituições utilizando processo produtivo.
Sendo assim cabe ao enfermeiro administrar os materiais na atividade de planejar, executar e controlar em condições diferentes e econômicas.
O gerenciamento dos recursos de materiais tem como objetivos garantir que não ocorra nenhuma interrupção tanto por uma insuficiência na qualidade como nas qualidades dos materiais, desta forma o gerenciamento de recursos de materiais garante a qualidade da assistência. E tudo isso mostra o papel relevante que o enfermeiro tem.
Hoje o gerenciamento de materiais é definido como o fluxo de atividades de programação (classificação, padronização, especialização e previsão de materiais), compra (controle de qualidade e licitação), recuperação, armazenamento, distribuição e controle, como o objetivo de garantir que a assistência aos usuários não sofra interrupções por insuficiência na quantidade de materiais.
O enfermeiro desempenha o papel de gerar unidade e serviços de saúde, e administrar os recursos humanos e materiais, prevendo e também dos pacientes.
O enfermeiro executa as atividades de controle de qualidade e do desperdício, avalia os materiais, controla os materiais de alto custo e orienta a forma de ser usado os materiais. Concluí-se que é de extrema importância que o enfermeiro tenha o dever, ter noções referentes ao controle do uso de materiais, para ter uma supervisão adequada do trabalho de sua equipe, e garantir rendimentos financeiros e de qualidade no uso dos materiais necessários a assistências ao cliente.
...