TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  24/4/2023  •  Artigo  •  3.929 Palavras (16 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 16

ENFERMAGEM NO ACOMPANHAMENTO A MULHERES COM CANCER DE MAMA

                Weslley Gustavo Machado¹

Maria Cristina Paganni²

Resumo

Objetivo: Descrever atuação do enfermeiro no acompanhamento a mulheres com câncer de mama. Metodologia: Para a elaboração da presente revisão integrativa foram realizadas as seguintes etapas; estabelecimento do objetivo da revisão integrativa, definição dos tópicos abordados a serem extraídos dos artigos selecionados, estabelecimento e a utilização dos critérios de inclusão e exclusão de artigos; leitura e análise dos resultados; discussão e apresentação dos resultados e por fim, a última etapa que consistiu na apresentação da revisão. Resultado: Para a elaboração da presente revisão integrativa realizada, foram analisados dez artigos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos e, será apresentado um apanhado geral dos artigos avaliados colocados em forma de tabela para melhor visualização dos assuntos abordados em cada artigo analisado. Conclusão: estudo possa ser usado pelos enfermeiros como subsídio ao planejamento do cuidado às mulheres com neoplasia maligna da mama e de sua família.

Descritores: “Enfermeiros” e “ Câncer de mama”

Abstract:

Objective: To describe nurses' actions in the follow-up of women with breast cancer. Methodology: For the preparation of this integrative review, the following steps were carried out; establishment of the objective of the integrative review, definition of the topics addressed to be extracted from the selected articles, establishment and the use of inclusion and exclusion criteria of articles; reading and analysis of the results; discussion and presentation of the results and finally, the last stage that consisted in the presentation of the review. Result: For the preparation of this integrative review, ten articles were analyzed that met the established inclusion criteria and a general overview of the evaluated articles placed in table form will be presented to better visualize the subjects addressed in each article analyzed. Conclusion: a study can be used by nurses as a support for the planning of care for women with malignant neoplasm of the breast and their families.

Keywords: "Nurses" and "Breast Cancer"[1]

INTRODUÇÃO

O câncer de mama é a maior preocupação para as mulheres nos dias de hoje, ele é responsável por um grande aumento na mortalidade feminina no brasil, em relação a     população mundial ele fica atrás apenes do câncer de pulmão, acredita-se que fatores socioeconômicos e culturais, como obtenção de informações, renda, acesso à saúde, hábitos e o histórico pessoal e fisiológico da mulher influenciam diretamente na incidência da doença. (BRAVO,2021)

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o ano de 2021, estimou 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres). É possível notar um grande aumento de casos desde de 2010, que a estimativa da época era de 49.240. (INCA,2019)

Sob uma perspectiva global, o tipo de câncer que mais afeta os indivíduos do sexo feminino é o câncer de pele não melanoma e, em seguida, o câncer de mama. Os números evidenciam a alta incidência com mais de 2 milhões de diagnósticos por ano em todo o mundo para a patologia maligna na mama. (BRAVO,2021)

O controle do câncer de mama é prioridade da agencia de saúde no Brasil. A perspectiva atual do Sistema Único de Saúde é impulsionar a organização das redes regionalizadas de atenção à saúde para garantir a detecção precoce, a investigação diagnostica e o tratamento oportuno, reduzindo o número de casos de doença a avançada e a mortalidade pela doença. (BRASIL ,2021)

Desde o século passado vem sendo implantado estratégicas para controlar a doença, em 2004 foram criados programas, cujos objetivos eram reduzir a mortalidade e a morbidade. Neste mesmo ano foi publicado o Documento Consenso para o Controle do Câncer de Mama, que definiu os critérios para o rastreamento e o diagnóstico precoce, tais como: exame clinico das mamas anualmente a partir dos 40 anos de idade; mamografia bienal para aquelas entre 50 a 69 anos e, para as mulheres com risco elevado. (TEXEIRA; et al. 2017).

A elevação das taxas de incidência e prevalência do câncer de mama indica a necessidades de conhecer a atuação dos profissionais de enfermagem frente ao câncer de mama. Além disso, observam-se fragilidades importantes, como a demora no diagnóstico, o que é primordial no tratamento desta patologia. Portanto, objetivou-se analisar o conhecimento, as práticas e atitudes sobre a constatação de câncer de mama por profissionais enfermeiros da atenção primária à saúde de municípios do interior dos estados. (FERREIRA, 2019)

A atuação do enfermeiro no trabalho de detecção precoce do câncer de mama é fundamental para realizar um tratamento eficaz, deve ser aproveitado qualquer oportunidade de realizar o exame em todos os atendimentos feitos nas UBS (Unidade Básica de Saúde). Destacam-se, como atribuições do enfermeiro no controle do câncer de mama: realizar consulta de enfermagem; o ECM de acordo com a faixa etária e quadro clínico; examinar e avaliar sinais e sintomas relacionados à neoplasia; solicitar e avaliar exames de acordo com os protocolos locais; encaminhar e acompanhar nos serviços de referência para diagnóstico e/ou tratamento; realizar e participar das atividades de educação permanente. (TEXEIRA; 2017).

Existem três fases inerentes ao processo de enfermagem de reabilitação: Fase pré-operatória que tem como objetivo conhecer alterações prévias, verificar fatores de risco para o pós-operatório, o que contribui para a melhoria funcional do membro homolateral à mastectomia; Fase pós-operatória, em que no período de pós-operatório imediato, implica uma série de procedimentos como posicionamento no leito contralateral à mastectomia, exercícios de relaxamento e alongamento para o alívio da dor e da contração muscular, e exercícios ativo-assistidos de baixa amplitude; Fase crónica, que tem como objetivo primordial a continuidade dos cuidados de forma a garantir a qualidade de vida da mulher, no que confere ao desenvolvimento das atividades de vida diária (AVD’s). (MERENCIO,2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com