O Trabalho de Enfermagem
Por: jeharturtutu • 30/3/2022 • Trabalho acadêmico • 890 Palavras (4 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
TEMA: REGIÕES DE APLICAÇÃO VACINAL
TRABALHO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA
Aluna:
Jéssica Souza Figueiredo
Turma: ENF16 A
Grau técnico: Artur Alvim
Orientadora: Prof. BRUNA OLIVEIRA
São Paulo 2022
CONTEÚDO
- O QUE É VACINA?
- QUAL A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
- VIAS DE APLICAÇÃO DAS VACINAS
- VIA ORAL
- INDRADÉRMICA
- SUBCUTÂNEA
- INTRAMUSCULAR
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS
O QUE É VACINA
As vacinas são substâncias (medicamentos) feitos em laboratórios que protegem as pessoas de algumas doenças. São formadas por vírus ou bactérias que são enfraquecidos ou mortos. Sua função é estimular uma resposta imunológica do organismo, que passa a produzir anticorpos a fim de nos proteger sem que a gente possa contraído a doença.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
Reduz o número de casos de doenças em toda a população, diminui o número de hospitalizações, reduz os gastos com medicamentos, Redução da mortalidade. Quem não se vacina, além de se colocar em risco também coloca a vida das outras pessoas em quem tem contato, e ajuda no aumento da circulação da doença. Se vacinar é a melhor maneira de se proteger contra doenças que podem nos matar.
VIAS DE APLICAÇÃO DAS VACINAS
Nem todas as vacinas são medicamentos injetáveis, é importante conhecer as vias de administração das vacinas, as vias mais comuns são:
- Via de administração oral (VO)
- Via de administração intradérmica (ID)
- Via subcutânea (SC)
- Via intramuscular (IM)
[pic 2]
VIA ORAL (VO)
São Vacinas dadas pela boca, em gotas. A vacina mais comum administrada nessa via é a da poliomielite, contra paralisia infantil, cólera e febre tifoide
A via oral é utilizada para a administração de soluções que são melhores absorvidas pelo trato gastrointestinal. É a via mais utilizada por ser mais segura e econômica e de mais fácil administração e não causa dor.
INTRADÉRMICA (ID)
A administração dessa vacina, é na camada superficial da pele (na derme) não atinge a camada subcutânea e muscular. A absorção da vacina nessa via é lenta e é utilizada para vacinas BCG-ID
SUBCUTÂNEA (SC)
A vacina na via subcutânea é administrada na camada acima do músculo e é a segunda via mais comum na aplicação de vacinas.
É aplicada na parte externa do braço em adultos e face lateral da coxa em bebês ou crianças. A vacinas administrada nessa via são a febre amarela, varicela (catapora), tríplice viral (SRC) e a treta viral (SRC-V).
INTRAMUSCULAR (IM)
A via intramuscular é a via mais comum de administração de vacinas. É uma via mais profunda que atinge a camada muscular. Em crianças menores é aplicada no músculo lateral da coxa, em adultos e crianças maiores na região do deltoide ou glúteo. São administradas soluções irritantes (aquosas ou oleosas) que necessitam ser absorvidas mais rápido e quando é preciso obter efeitos mais imediatos.
As vacinas aplicadas nessa via intramuscular são hepatite B e A, HIB, HPV, INFLUENZA e POLIOMELITE INATIVADA (VIP), TRIPLICE BACTERIANA (DTP), DUPLA (DT), PENTAVALENTE, PNEUMOCÓCICA E A MENINGOCÓCICA.
As vias de administração intramuscular são: Deltoide, Ventro Glúteo, Dorso Glúteo, Vasto Lateral.
Deltoide
A região do deltoide é contraindicada para menores de 10 anos e adultos com pouco desenvolvimento muscular. Para administrar vacina nesse músculo deve-se tomar cuidado para não atingir a clavícula o úmero a artéria e veias braquiais e o nervo radial.
...