O Vale do Jequitinhonha e sua identidade cultural
Por: Everson Silva • 22/2/2019 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
O Vale do Jequitinhonha e sua identidade cultural
Distante da capital mineira ao norte está localizada o vale do Jequitinhonha, uma região com grande potencial natural e uma diversidade cultural, apesar disso segue marcada pelo estigma da carência social e da devastação ambiental. A miséria se tornou a informação preponderante sobre esse território. O governo e os meios de comunicação fazem questão de apresentar o vale do Jequitinhonha como “vale da miséria”, reforçando uma visão etnocêntrica sobre a região.
Por ser uma região carente muitos jovens do Vale do Jequitinhonha, migram para cidades grandes a procura de melhores oportunidades, então ocorre um processo que antropologia identifica como perca de identidade cultural. A vida urbana promove um processo de homogeneização cultural onde os indivíduos passam a seguir o mesmo padrão de cultura que é imposto pela mídia e outros poderes, ocorrendo assim a perca de identidade cultural.
A perca da identidade cultural, pode fazer com que a história de um povo morra. Pessoas do vale tem se mobilizado para que a história e suas culturas não desapareça, exemplo disse foi a criação do Festivale festival de cultura popular do Vale do Jequitinhonha, que mostrando o homem do vale, suas realizações, seus sonhos e sua luta por melhores condições de vida. Trazendo assim um resgate de Identidade.
O ser humano tem como direito entrar em contato com outras culturas e povos, mas a perca da sua identidade cultural e algo inquietante, pois assim ocorre a distinção de varias culturas o que pra antropologia e preocupante.
O povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma arvore sem raízes. (Marcus Garvy)
...