TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tecidos Musculares

Por:   •  8/4/2017  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Tecidos musculares

  1. Quais são os três tipos de tecidos musculares?

R: Existem três tipos de tecidos musculares, o tecido muscular estriado esquelético, tecido estriado cardíaco e o tecido muscular liso. O tecido muscular esquelético está presente nas áreas do corpo que mantem contato com os ossos e nervos e por isso é conhecido como “esquelético”.Além disso, o musculo estriado esquelético é a musculatura que possibilitam movimento do corpo dos animais e possui contração voluntária.O tecido muscular cardíaco é o tecido muscular do coração, é um tecido rico em mitocôndrias que possui movimento involuntário e intrínseco. O musculo liso é o musculo das vísceras, também possui movimento involuntário, mas pode sofrer influencia hormonal na hora da contração.

  1. Descreva a célula muscular estriada esquelética

O tecido muscular estriado esquelético possui células alongadas com miofibrilas e núcleos periféricos, esses núcleos periféricos são em variados números em uma mesma célula. Possui reticulo sarcoplasmáticos bem desenvolvidos e unidos a túbulos T formando tríades.

  1. Descreva a célula muscular estriada cardíaca

R: Suas células também são alongadas, porém diferente do tecido muscular esquelético, essas células possuem ramificações. Além disso, o tecido muscular cardíaco possui núcleo central, e entre as células possui estruturas conhecidas como discos intercalares. A célula do musculo cardíaco é rica em mitocôndrias, porém o reticulo sarcoplasmático é escasso e não forma tríades com os túbulos T e sim díades.

  1. Descreva a célula do tecido muscular liso

R: Suas células são longas e afiladas nas extremidades e possui somente um núcleo central. As células do musculo liso não possuem estrias, porém possui filamentos de proteínas que envolvem as células e as interconectam, intensificando a contração muscular. Essas células também não possuem sistemas de túbulos T. Por outro lado possuem estruturas chamadas cavéolas que armazenam cálcio e são análogas aos túbulos T. Além disso, essas células são capazes de síntese proteica.

  1. O que são as miofibrilas? Como elas são organizadas? Qual a importância dessa organização das miofibrilas?

R:As miofibrilassão constituídas por conjuntos longitudinais específicos de miofilamentos(filamentos de proteínas). Elas são responsáveis pela capacidade de contração da célula, pois possuem uma organização de repetições de bandas com quantidade proteica especificas chamadas de sarcômeros.  Esta disposição paralela estritamente ordenada das miofibrilasé responsável pelas estrias transversais de bandas claras e escuras características do músculo esquelético e cardíaco. É graças a essa organização em bandas chamadas sarcômeros que as miofilbilas são capazes de se contrair.

  1. Qual a importância do conjunto: túbulos T e reticulo sarcoplasmático nas células dos tecidos muscular cardíaco e esquelético?

R: O reticulo sarcoplasmático e os túbulos T juntos formam um complexo eficiente na contração muscular.É graças à associação dessas duas estruturas que a contração muscular consegue atingir todo o comprimento da célula extremamente longa do tecido esquelético. O reticulo sarcoplasmático possui capacidade de armazenar cálcio,o qual é importante componente para contração muscular, e distribui-los através dos túbulos T ganhando maior eficiência. Nesse tecido muscular, os túbulos T e o reticulo sarcoplasmático formam tríades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com