TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  4.034 Palavras (17 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 17

O processo de cuidar do enfermeiro sob a ótica do usuário da Saúde da Família

Andressa Ambrosino Pinto[1]

Donizete Vago Daher[2]

Dayanna Santos de Paula Ferreira[3]

Priscila da Silva Domingues[4]

Andréia Monteiro Vale

Mariana

RESUMO

Objetivo: Conhecer o processo de cuidar  ( processo de trabalho / cuidado/atividades cuidativas)do enfermeiro na ótica do usuário ( usar usuário ou usuários ou usuário (o)) que acessa as unidades

( a unidade) de Estratégia Saúde da Família (ESF). Métodos (caminho metodológico): É um estudo qualitativo do tipo descritivo-exploratório, que foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os cenários foram três unidades da ESF localizadas em Itaboraí – RJ. Os sujeitos foram 36 usuários cadastrados nos cenários do estudo ( nestes cenários). Resultados: A análise temática gerou (revela) três categorias: as diferentes formas de reconhecimento da identidade profissional do enfermeiro que atua na ESF; sobre os saberes e práticas do enfermeiro no processo de cuidar na ótica do usuário; e as ações interdisciplinares creditam valor ao enfermeiro. ( achei que tá meio solto esse último eixo?)

Conclusão: ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????/?

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Papel do Profissional de Enfermagem; Saúde da Família; Atenção primária à saúde.

ABSTRACT

Key words: Nursing Care; Nurse´s Role; Family Health; Primary Health Care.

RESUMEN

Palabras clave: Atención de Enfermeria; Rol de La Enfermera; Salud de La Familia; Atención Primaria de Salud.

INTRODUÇÃO

         O termo processo de cuidado em saúde tem interpretação ampla, tal como ocorre com o conceito de cuidado de enfermagem. Assim, sendo, tratar do processo de cuidado em enfermagem é um grande desafio, uma vez que a compreensão de seu significado depende de um conjunto de fatores que se originam de princípios científicos, como também de interações com diversos valores e saberes individuais e coletivos.

        O processo de cuidado abordado no presente estudo é um componente para a realização do cuidado de enfermagem, ancorado ao conhecimento científico e a prática em saúde. Nesse sentido, a atuação do enfermeiro no cuidado em diversos cenários como o da Estratégia de Saúde da Família (ESF) possibilita que o atue para além do assistencialismo, na promoção, prevenção e manutenção da saúde frente ao indivíduo, família e comunidade. Ou seja, uma relação e ação de cuidado autênticos e interpessoais que se efetiva entra o ser cuidado e o cuidador, alicerçados a diversas áreas de saberes, resultando numa ação interdisciplinar(1,2).  

         O cuidado de enfermagem realizado pelo enfermeiro fundamenta-se na ciência do cuidado, é norteado pelo conhecimento científico, ético, confiante, vivência e experiência, pensamento crítico, resolutivo e criativo (1,2). Esses valores embasam o constructo da identidade do enfermeiro, como o profissional que cuida.

        Na perspectiva dos estudos sobre identidade do enfermeiro, este profissional é pensado como o que possui valores distintos. Na ótica dos usuários ora é considerado um profissional que cura, outrora como coadjuvante de práticas cuidadoras. Com a criação da ESF em 1.994, o profissional enfermeiro amplia a sua atuação e inserção no campo comunitário e social, o que confere maior visibilidade, de sua imagem, visto que as atividades realizadas no cotidiano da ESF se fundamentam no “processo de ensinagem”, no sentindo de uma dialética transdimensional, na busca constante pela troca de saberes entre profissionais, usuários,família e comunidade(3-5).

No cenário da ESF, a equipe profissional, que atua diretamente com o usuário, é composta por enfermeiro, médico, técnico/auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). As ações destes profissionais pautam-se nos eixos de promoção, prevenção e recuperação de cada indivíduo e do seu coletivo. Na política da ESF os papéis específicos de cada um destes profissionais estão postos, entretanto, na prática as ações não se entrecruzam ou mesmo se complementam gerando concepções dúbias e/ou indefinições por parte dos usuários.

Os usuários neste sentido configuram a visão do enfermeiro como, aquele acessível e resolutivo cuja atuação acaba por revelar um conjunto de (in) especificidades, que faz um pouco de tudo, proporciona suporte para todos os membros da equipe, e por muitas vezes, não tem seu trabalho reconhecido (6). A posição do enfermeiro é considerada como mais um membro da equipe da  ESF, não sendo identificado por suas atividades de coordenação e educação. Assim somente é visto como realizador de técnicas e procedimentos (7).

Diante do exposto, o objeto é o processo do cuidado do enfermeiro sob a ótica do usuário da ESF. Portanto, este artigo, tem como objetivo identificar a concepção ( as percepções) do usuário sobre o processo de cuidar do enfermeiro ( realizado pelo enfermeiro) na ESF.

        

METODOLOGIA

A fim de alcançar os objetivos propostos foi utilizada a abordagem qualitativa, do tipo descritivo- exploratória. Assim, esta pesquisa descritiva viabiliza observar, registrar, analisar, interpretar, correlacionar os fenômenos sociais, permitindo detalhar situações, acontecimento e depoimentos que enriquece a análise das informações. No que tange à pesquisa exploratória, esta tem por objetivo proporcionar uma maior familiaridade com objeto do estudo, aproximando o pesquisador do fenômeno (8). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com