Pneumonia e Brocoespasmos
Por: josianemichaela • 25/8/2015 • Projeto de pesquisa • 3.184 Palavras (13 Páginas) • 1.493 Visualizações
Faculdade Maurício de Nassau
Curso de Enfermagem
Josiane Michaela
Priscilla Vasconcelos
ESTUDO DE CASO
PNEUMONIA E BRONCOESPAMO
Fortaleza - CE
2015
Josiane Michaela e Priscilla Vasconcelos
ESTUDO DE CASO
PNEUMONIA E BRONCOESPASMO
Projeto de pesquisa submetida à
disciplina de Cuidado Integral à Saúde da Criança,
como parte dos requisitos para a
conclusão da disciplina.
Orientadora: Lia
Fortaleza - CE
2015
1. INTRODUÇÃO
O estudo de caso foi realizado na Pediatria do Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, Caucaia - CE. A criança escolhida encontra-se internada para cuidados clínicos e apresenta como diagnóstico médico Pneumonia e Broncoespasmo.
Na elaboração deste trabalho foram utilizados subsídios como o prontuário médico, evolução de enfermagem, prescrição médica, exames complementares e exames laboratoriais, sendo importante na construção do conhecimento acerca do assunto pesquisado. Assim, favorecendo na elaboração de um plano assistencial de enfermagem, baseados em preceitos científicos e visando, sobretudo, atender as necessidades básicas afetadas pela paciente. Promovendo o aprimoramento, discorreremos ao longo do trabalho, a abordagem sobre a patologia escolhida.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Identificar e construir o conhecimento acerca do assunto pesquisado
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver um plano assistencial de enfermagem;
- Atender as necessidades do paciente;
- Abordar sobre a patologia escolhida.
3. HISTÓRICO
Identificação Pessoal:
Nome: P.D.O.R.
Enfermaria/leito: Pediatria – Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha
Idade: 5 anos
Sexo: Masculino
Raça: Morena
Parto: Normal
Naturalidade: Caucaiense – Brasileiro
Procedência: Caucaia
Irmãos: 1 irmã (9 meses)
História da doença atual:
Data de internação atual: 11/05/2015
Motivo da internação: Paciente apresentando desde o dia 09/05/15 “tosse produtiva e dispnéia”, chegou ao hospital dia 11/05/15, e teve diagnóstico médico de Pneumonia e Broncoespasmo. Permanece no hospital acompanhado pela mãe.
Antecedentes Pessoais:
Relato de doenças comuns da infância (exantemas). Vacinas completas e em dia. Aceita bem toda a alimentação da casa. Análise do desenvolvimento: presença de resposta esperada para a idade. Nega outras morbidades e alergias. Nunca realizou cirurgias.
História Familiar:
Relata não se lembrar das patologias.
Hábitos de vida:
Relata ótimo convívio social e familiar. Mora no Município de Caucaia. Moradia com instalações sanitárias, água, esgoto e luz. Mora com pai, mãe e irmã. Boa alimentação e hidratação, sono preservado, eliminações fisiológicas características da idade.
Apreciação psicológica e emocional da paciente:
Paciente se apresenta tranquilo, orientado, lúcido, ativa, idéias coerentes, atencioso, cooperativo, inteligente, linguagem oral simples e compreensível, vestuário adequado para a idade e boas condições de higiene.
4. EXAME FÍSICO
Criança em bom estado geral, lúcida, orientada, comunicativa, ativa, eupnéica, corada, anictérica, acianótica, hidratada, afebril, boas condições de higiene. Encontra-se com uso de máscara de venture à 50%. Mantém acesso venoso periférico (AVP) em membro superior direito (MSD) em uso de antibióticos. Diurese positiva, ausência de evacuações desde sua internação. Aguarda transferência para o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Fortaleza- CE. Segue cuidados gerais e multiprofissionais.
Sinais Vitais:
Temperatura (axilar): 36,5°C - afebril
Pulso: 91bpm – normocárdica
5. ESTUDO DA PATOLOGIA
- PNEUMONIA
A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões. Ela pode ser causada por vários microorganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Esta doença é muito freqüente e afeta pessoas de todas as idades. Muitas destas, anualmente, morrem por pneumonia. A metade de todos os casos de pneumonia é causada por bactérias e, destas, o pneumococo é o mais freqüente. (Pneumonia - ABC da Saúde - http://www.abcdasa ude.com.br/pneumologia/pneumonia. Visitado em 21 de Maio de 2015).
5.1.1. MECANISMOS DE PROTEÇÃO
É importante lembrar que, em circunstâncias normais, as vias respiratórias (incluindo os pulmões) têm mecanismos eficazes de proteção contra infecções por microorganismos. O primeiro deles ocorre no nariz, onde grandes partículas são filtradas, não podendo chegar até os pulmões para causar infecções. As partículas pequenas, quando são inaladas pelas vias respiratórias (que levam ar até os pulmões), são combatidas por mecanismos reflexos. Dentre estes estão o reflexo do espirro, do pigarrear e da tosse, que expulsam as partículas invasoras, evitando as infecções (pneumonias). (Pneumonia - ABC da Saúde - http://www.abcdasau de.com.br/pneumologia/pneumonia. Visitado em 21 de Maio de 2015).
Quando as pessoas estão resfriadas ou gripadas, a filtração que normalmente ocorre no nariz e a imunidade do organismo podem ficar prejudicadas, facilitando o surgimento de uma pneumonia. Naqueles casos onde ocorre uma supressão dos reflexos citados acima, também há um maior risco de surgimento de uma pneumonia. Esta pode ocorrer quando, por exemplo, uma pessoa dorme alcoolizada, fez uso de sedativos, sofreu uma perda de consciência por uma crise convulsiva ou é portador de seqüela neurológica. (Pneumonia - ABC da Saúde - http://www.abcdasaude.com.br/pneumologia/pneumonia. Visitado em 21 de Maio de 2015).
...