Porque e Para quer Estudar Enfermagem
Por: lhuana123 • 31/8/2016 • Trabalho acadêmico • 974 Palavras (4 Páginas) • 1.372 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi-me pedido na disciplina de História, Legislação e Bioética na Enfermagem, onde me foi pedido um texto relacionado ao tema estudado, História da enfermagem até o momento. Houve um tempo em que parecia ser suficiente contar a história como uma simples sucessão de acontecimentos, com nomes de personagens considerados heróis ou heroínas ou como uma reflexão abstrata de filósofos, sociólogos e pensadores. Assim, as últimas abordagens sobre o conteúdo dos Cuidados de Enfermagem, suas características e elementos, têm feito, indiretamente, do professor de História da Enfermagem, uma peça chave e indispensável para a formação dos futuros enfermeiros. Também a interiorização dos postulados atuais como a interdisciplinaridade está relacionada com a ampla compreensão das atividades experimentadas ao longo do tempo, que exige investigar o passado. Esta matéria, entendida basicamente como uma justaposição de meros dados descritivos e cronológicos, dentro de um sistema de referências no currículo mínimo de enfermagem, trata hoje de explicar seu sentido, incorporando a renovação epistemológica e metodológica da história, com suas diferentes teorias, para incluir essa concepção dinâmica, reflexiva e estrutural do passado como necessária à formação e orientação profissional. Recuperar a memória e estudar História da Enfermagem capacita o saber ser enfermeiro, dotando o profissional de competências imperiosas à administração dos serviços de enfermagem, gerenciamentos de conflitos, destituição de mitos, racismo, preconceitos e intolerâncias que, muitas vezes, emperram o desenvolvimento da assistência de enfermagem. A aproximação entre Enfermagem e História, nessa concepção, permitiu problematizar o passado da profissão, ou seja, analisar a História da Enfermagem em seus contextos múltiplos, percursos diversos e diferentes personagens, ilustres ou anônimos. O apaixonante caminho dos feitos historiográficos, isto é, das construções científicas em relação ao estabelecimento dos feitos, indica múltiplas linhas de investigação, nas quais o diálogo entre diferentes saberes torna-se imprescindível.
Porque e para que estudar enfermagem?
A disciplina procura fazer uma reflexão dinâmica sobre o passado da enfermagem, Sendo estar necessário para a formação do enfermeiro. O conhecimento acerca dos acontecimentos cronológicos permite analisar a história e com ela as mudanças de contextos, práticas, percursos e as diferentes personagens. Essa análise leva múltiplas linhas de investigação sendo necessário diálogos entre diversos saberes, daí a importância interdisciplinaridade também nos estudos da enfermagem.
Essa interdisciplinaridade permite que seja a posição do enfermeiro do âmbito da sociedade mais ampla, indo além do objeto da enfermagem que é o cuidado, incluindo novas ações para a promoção, proteção, recuperação da saúde, assim como prevenção e doenças reabilitação de incapacitados, ampliando a função social do enfermeiro. A recuperação histórica dos indivíduos e coletivos interfere positivamente na formação de políticas de saúde, redimensionado intervenções e a própria assistência de enfermagem.
A história da enfermagem, área de sobreposição temática, na qual os limites entre os saberes não estão claramente demarcados, constitui um dos núcleos nos quais os enfermeiros podem operar com segurança, sem criar reações adversas ou encontrar barreirar para atuar de modo interdisciplinar. Mesmo havendo interface entre dois grandes eixos (História e enfermagem) A matéria permite que profissionais se reconheçam, se aceitem e trabalhem em sintonia, criando verdadeiro simbiose com mútuos benefícios.
A força da influência de disciplinas como História da enfermagem na formação profissional não pode ser medida apenas pela carga horaria de eu conteúdo, ela também e profissional peculiar pois é ensinada apenas nos cursos de enfermagem. Ao discutir o presente e o futuro do profissional enfermeiro e necessário definir o núcleo da profissão de forma clara, incontentável e aceitar por todos os pares, sem sofisma e silogismo, definindo-se o enfermeiro pelo que ele é e não pelo que fez.
A enfermagem passou por diversas mudança até hoje, tanto suas práticas quanto à forma como era vista pela sociedade. Do ambiente domiciliar aos hospitais, da assistência e cuidados tidos como atividades de caridade ou domésticos a profissão especializada e renumera, no começo praticadas apenas por mulheres, mães e até mesmo por prostitutas. De Florence Nightingale e Anna Nery, é preciso dar valos a toda evolução da enfermagem e a todas as figuras que em seu tempo e lugar, souberam prestar os cuidados necessários e dar alivio aos sofrimentos do próximo, fazendo o que hoje constitui verdadeiramente o núcleo da enfermagem.
...