Predominantemente relacionados à sonda nasogástrica (SNG) ,quedas e administração de medicamento
Por: Samanda Bezerra • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.509 Palavras (11 Páginas) • 304 Visualizações
Predominantemente relacionados à sonda nasogástrica (SNG) ,quedas e administração de medicamentos
INTRODUÇÃO
O foco da qualidade de serviço em empresas, especialmente em hospitais, buscando oferecer serviços com qualidade total, livre de riscos e danos, gerando ao cliente / paciente (1) satisfação e segurança. Em relação a este ponto de vista, os erros durante o cuidado em hospitais, são contrários a este princípio e pode causar danos não só para o cliente / paciente, mas também os prestadores de serviços (2).
A fim de reduzir as falhas no atendimento foi estabelecida uma meta programática para garantir a qualidade nas instituições que garantem ao usuário um alto grau de excelência através da medição e avaliação de componentes estruturais, gols, os processos e resultados apresentados pelos usuários, seguido por medidas para melhorar o serviço (3) alterações.
Para o Ministério da Saúde (MS), a qualidade dos serviços é um elemento que diferencia o processo de atendimento, em termos de expectativas dos clientes. Com esta perspectiva, que foi publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), as normas mínimas de cuidados de enfermagem na prevenção, promoção e recuperação da saúde, com o objetivo de orientar a qualidade e o controle atividades de saúde (4).
Além disso, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços que apareceu Hospital Programa de Acreditação, que consistem em um sistema de avaliação externa, que verifica a acordo em relação a estrutura de saúde e processos adotados em relação a um conjunto de padrões previamente estabelecidos . No Brasil, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) tem o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, instrumento que fornece orientação para as instituições para definir padrões de cuidados de qualidade (5).
Neste contexto, a avaliação dos serviços, incluindo os cuidados de enfermagem, têm estes indicadores, que constituem importantes instrumentos de gestão, sem a qual é impossível avaliar objetivamente a qualidade (6). Vários indicadores utilizados nos hospitais; definidos como representações quantitativas ou qualitativas, as taxas de mortalidade mais conhecidos, duração da estadia, taxa de reintegração imediata, as taxas de infecção hospitalar, complicações cirúrgicas e percentual de cesáreas (7). Relevâncias Apesar destes dados, os requisitos de programas de acreditação hospitalar, outros indicadores estão a ser introduzidos como guias para monitorar e avaliar a qualidade, incluindo taxas de situações adversas.
Eventos adversos (EA) são situações indesejáveis, portanto, evitáveis, causando danos, comprometendo a segurança do paciente está sob os cuidados dos profissionais de saúde (8).
Nos hospitais, a participação de enfermagem em falhas durante cuidados, pode ser encontrado em diversas situações, tais como: erros de medicação, quedas de pacientes, saídas acidentais do invólucro, queimaduras durante o procedimento, hemorragia cateter desconexão e drenos, para nomear apenas alguns (9).
Vários estudos realizados em diferentes serviços exploraram este fenômeno através de suas características e pelas consequências que estes trazem para os pacientes (10-12). Para serviços críticos, os autores investigaram essas situações e as suas consequências, destacando entre os seus resultados: a SA com tubos, drenos e cateteres (13), erros de medicação (11), quedas de pacientes (10), saídas acidentais entubaciones (14), úlceras de decúbito (14) e infecções hospitalares (12). Além disso, a conduta adotada pelos enfermeiros nos serviços de emergência, tais situações sendo investigado posteriormente (15).
Por estas razões, verifica-se que, apesar do interesse crescente na exploração de tais eventos ainda há falta de evidências sobre a utilização destes indicadores em diferentes serviços hospitalares, razão pela qual se propõe a realização deste estudo, com os objetivos de:
- Determinar as situações adversas que ocorreram com pacientes adultos durante a internação em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva e de internação hospitalar em relação à natureza, tipo, dia em que aconteceu e o paciente trabalhador quando esta situação ocorrer.
- Verifique as intervenções realizadas pelos enfermeiros imediatamente após o acidente.
- Calcular as taxas para os casos que ocorreram durante internações em vários serviços.
MÉTODO
Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo e de corte transversal.
Os dados foram coletados nas fichas de notificação para SA em unidades de terapia intensiva (UTI), Semi-Intensiva (USI) e serviços hospitalares (SH) em um hospital terciário, privado, na cidade de São Paulo com 250 camas, credenciado no nível 2 pela ONA, que usou um sistema de comunicação informatizado de SA.
O acompanhamento destes eventos ocorre através de uma política sem qualquer penalização, com orientação e incentivo para os profissionais de registo voluntário de falhas, visando a segurança de pacientes hospitalizados.
A fim de monitorar sistematicamente tais situações, além do registo voluntário diariamente às 17 hrs, enfermeiros Comissão de Qualidade Hospitalar recolher todas as informações necessárias cálculo das taxas, tais como: quantidade de pacientes entubados por dia, quantidade de pacientes com cateter venoso, sondas, tubos endotraqueais, etc.
A amostra consistiu de todos os pacientes internados nos serviços estudados, com idade igual ou superior a 18 anos, foram submetidos a tratamento clínico e / ou cirúrgico, admitiu março-junho de 2006, que sofreu algum tipo de SA relacionados com a gestão drogas, quedas, cuidados com tubo endotraqueal ou tubos de traqueostomia e cateter venoso central.
Coleta de Dados
Para este estudo foram adotadas as definições a seguir:
Situação adversa foi definida como indesejável e evitável, pode causar danos à segurança do paciente, que está sob os cuidados do profissional de saúde (16).
...