Quais seriam os sinais e sintomas clássicos da meningite meningocócica?
Por: Felipe Menezes • 8/11/2021 • Artigo • 318 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
Quais seriam os sinais e sintomas clássicos da meningite meningocócica?
A meningocócica é causada pela Neisseria meningitidis ou pelo meningococo e é uma das mais importantes do ponto de vista da saúde pública devido ao seu potencial epidêmico e a alta letalidade. A transmissão do meningococo ocorre por via direta mediata ou imediata, por meio de gotículas de secreções nasofaríngeas.
Os sinais e sintomas característicos no quadro são: febre, mal-estar, mialgia e anorexia, síndrome da hipertensão intracraniana (cefaleia intensa, náuseas e vômito em jato, zumbido, transtorno do equilíbrio, edema de papila), síndrome radicular (sinais de Kerning, Brudzinski e Leségue) e fotofobia
Qual seria o melhor método diagnóstico e qual a terapêutica utilizada nesta situação?
Além da anamnese e exame físico bem executado, deve-se realizar a punção liquórica (líquor), um hemograma completo, o coagulograma e avaliação da função renal.
O tratamento é composto por avaliação neurológica contínua, mantendo isolamento por gotículas, antibioticoterapia (penicilina, cefalosporinas de terceira geração), corticoterapia, reposição hidroelétrolítico, analgésicos e antipirético Suporte clínico: O manejo do paciente consiste em medidas de suporte (oxigenioterapia, ventilação mecânica, ressuscitação volêmica, drogas vasoativas, correção de distúrbios hidroeletrolíticos) Isolamento respiratório: Recomenda-se isolamento respiratório para gotículas por até 24 horas após início do tratamento.
Você, enquanto enfermeiro, teria quais cuidados com os acompanhantes e contactantes e com a equipe de enfermagem que está atendendo esta paciente?
Reforça a higiene das mãos, antes e após o contato com o paciente: EPI´s completos, óculos, máscara cirúrgica e avental.
O paciente deve ficar isolado em um quarto que só a equipe médica tenha acesso, se caso necessário movê-lo o paciente, ele deverá usar máscara o tempo todo, até que volte ficar sozinho.
Sobre os acompanhantes verificar e testar quem teve contato com o mesmo, para certificar se contraiu ou não, minimizando que a doença se espalhe, mantendo o acompanhante/contactantes em isolamento, ate que o resultado saia, e inclusive a equipe que fez o entendimento que constatou que o cidadão esta com Meningite.
...