Sinais e sintomas da esquizofrenia
Artigo: Sinais e sintomas da esquizofrenia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabidalli • 28/11/2014 • Artigo • 1.305 Palavras (6 Páginas) • 408 Visualizações
A esquizofrenia é um transtorno psicótico caracterizado por vários sinais e sintomas, positivos e negativos, que permanecem presentes pelo período mínimo de um mês, com alguns sinais do transtorno persistindo pelo período mínimo de seis meses. Os sintomas envolvem uma série de disfunções cognitivas e emocionais que acometem a percepção, raciocínio lógico, linguagem, comunicação, controle comportamental, afeto, fluência e produtividade do pensamento e do discurso, volição, impulso e a atenção. O diagnóstico requer o reconhecimento de vários sinais e sintomas, associados ao prejuízo no funcionamento ocupacional e/ou social.
TIPOS DE ESQUIZOFRENIA Esquizofrenia Paranóide: É caracterizado pela presença de delírios persecutórios e de grandeza, assim como, pelas alucinações auditivas. O indivíduo apresenta-se geralmente tenso, desconfiado e retraído, podendo ser agressivo e hostil. Observa-se regressão menor na resposta emocional e no comportamento, em comparação aos outros tipos de esquizofrenia.
Esquizofrenia Desorganizada: Anteriormente chamada de esquizofrenia hebefrênica (juventde + inteligência, alma). As características são: discurso e comportamento desorganizado e afeto embotado ou inadequado. Discurso desorganizado pode ser acompanhado por atitudes tolas e risos sem relação adequada com o conteúdo do discurso.Comportamento desorganizado - falta de orientação em relação a um objetivo. Pode levar a uma grave perturbação na capacidade de executar atividades da vida diária como: tomar banho, vestir-se, preparar as refeições. Esquizofrenia Catatônica: Tem como característica principal uma acentuada perturbação psicomotora, que pode se manifestar através de estupor ou excitação. Estupor Catatônico - o indivíduo apresenta extremo retardo psicomotor com diminuição acentuada dos movimentos e das atividades espontâneas. Apresenta mutismo e negativismo. Adoção de posições bizarras, nas quais o mesmo pode permanecer durante horas (flexibilidade cérea). Excitação Catatônica- extrema agitação psicomotora. Movimentos frenéticos e desprovidos de objetividade. Verbalizações incoerentes e gritos contínuos. Outros sintomas, tais como; ecolalia (repetição patológica tipo papagaio) e ecopraxia (imitação repetitiva dos movimentos de outra pessoa), podem se manifestar.
Esquizofrenia Simples: O indivíduo manifesta conduta estranha, incapacidade para atender as exigências da sociedade. Não há presença de delírios e alucinações. Predominam os sintomas negativos. Em geral, embotamento afetivo e perda do interesse. Com a intensificação do empobrecimento social, o indivíduo pode ficar voltado para a sua realidade interna, inativo e sem objetivo.
...