Relatório Fermentação
Por: Larissa Nascimento • 12/9/2018 • Relatório de pesquisa • 826 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
LARISSA NASCIMENTO DE SOUZA
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
INTRODUÇÃO
Fermentação é uma via de produção de energia que fungos e bactérias utilizam, por serem seres autótrofos. Ela consiste em um processo químico, o qual só é feito na ausência de oxigênio (O2), transformando matérias orgânicas em outras, liberando energia.
A fermentação sempre ocorre no citoplasma (ou citosol) da célula e com o auxílio de enzimas, as quais atuam como catalisadores e inicia-se com a glicólise, quando ocorre a quebra de glicose em duas moléculas de piruvato.
Após a glicólise, a fermentação dá inicio, podendo ser de três tipos, como: alcoólica, lática ou acética, dependendo das células dos organismos. E cada um desses processos libera um produto diferente, mas possuem o mesmo proposito de produzir energia.
O objetivo da aula prática ministrada pela professora Me. Mariana Santos de Jesus, foi proporcionar uma observação do processo de fermentação acontecendo e de seus efeitos, bem como permitir a identificação das células da levedura Saccharomyces cerevisiae por meio do microscópio.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para o procedimento foram utilizados como recipientes duas garrafas PET’s, uma com o volume de 1L e outra com o volume 0,5L.
Na garrafa de 1L foram adicionados 300mL de água medindo 40°C de temperatura, duas colheres de açúcar e 10g de levedura Saccharomyces cerevisiae, logo após, a garrafa foi amassada com o proposito de retirar a maior quantidade de ar do seu interior. Já na garrafa de 0,5L, foram adicionados 300mL de água na temperatura ambiente, duas colheres de açúcar e 10g de levedura Saccharomyces cerevisiae, essa também foi amassada como o mesmo propósito da anterior. Em cada uma das garrafas foi adicionada a enzima álcool desidrogenase juntamente com a levedura a fim de assegurar um fornecimento constante de NAD+ e acelerar o processo químico. Logo em seguida as garrafas foram devidamente vedadas, colocadas em cima da mesa para repouso e observação.
Enquanto as garrafas estavam em repouso, havia substâncias em duas placas de petri diferentes para observação microscópica. Na primeira placa havia somente a levedura Saccharomyces cerevisiae misturada à água na temperatura ambiente, já na segunda havia uma mistura do corante azul metileno e a levedura com a água aquecida.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A aula prática do componente curricular Bioquímica Básica realizada no laboratório da UNEB campus VII, no dia 22 de maio de 2018, sob supervisão da professora regente Mariana Santos de Jesus, foi de fundamental importância, pois possibilitou a observação do processo de fermentação e, logo após, a observação microscópica da levedura Saccharomyces cerevisiae com e sem corante vital.
...