Resumo - Filme Patch Adams
Por: felipes23 • 4/12/2017 • Resenha • 551 Palavras (3 Páginas) • 1.636 Visualizações
Patch Adams – O Amor é Contagioso é uma comovente história que retrata a luta de um jovem estudante de medicina, para mudar a forma em que os alunos eram ensinados a tratar seus futuros pacientes, com frieza e nenhuma humanização. Achei o filme interessante, pois nos faz refletir, sobre a necessidade desta mudança em nossa sociedade, e em especial na medicina pois já foi comprovado que o otimismo, o sorriso e o diálogo, afetam positivamente a saúde do doente. Em nosso grupo de estudos sobre humanização hospitalar, debatemos sobre a importância do saber ouvir, saber o que, e quando falar, para que assim possa surgir o dialogo. . Segundo Drauzio Viegas (2007) que ressaltava que é comum faltar alguma coisa a mais que torna o médico o verdadeiro médico –sentir que está lidando com pessoas em momentos muito frágeis de suas vidas, com a doença e o medo. Ele trata muito bem a doença, mas se esquece do doente como pessoa. Falta-lhe sensibilidade.
Não é raro o médico ser autoritário e indiferente ao pedido que está sendo feito. Na verdade, com todas as dificuldades que enfrenta atualmente, o médico tem um enorme poder: ele lida com a vida e a morte – com o destino do paciente. Será que ele não tem noção dessa falta em seu trabalho? Tem e deve tomar providências para corrigi-la, para ser o verdadeiro médico, utilizando com sensibilidade os conhecimentos. Sensibilidade é ter interesse real pelo paciente, como ser humano. Se o paciente procura o médico, é porque ele precisa dele, de sua disponibilidade, de sua atenção, e, bem atendido, cria vínculos pela vida inteira, diz Viegas.
Barbie - Apresenta-nos a escuta sensível como método de investigação científica a ser perseguido neste tipo de estudo. Torna-se fundamental lembrar que “o homem permanecerá, para sempre, dividido entre o silêncio e a palavra”, onde somente a escuta sensível do pesquisador poderá penetrar e captar o(s) significado(s) do não-dito.( BARBIE, 2002 apud FONTES,2005 p.128).
Foi admirável a coragem que Patch Adams teve ao enfrentar ainstituição médica, para que a mudança desse início penso que se tivéssemos esta coragem para mudar as coisas que necessitam, as coisas seriam bem melhores para todos. Ainda à muito o que se mudar, infelizmente temos uma saúde precária em nosso país, não se consegue dar o atendimento básico à saúde da população, muitos estão morrendo na porta dos hospitais, por falta de atendimento e vagas nos leitos, que se encontram lotados e desestruturados. Está faltando o básico, e fica difícil para os profissionais da área demonstrar humanização, quando o Governo não tem sequer respeito pelo dinheiro público, que deve ser usado para quem mais precisa o povo e os profissionais da área de saúde, para que tenham condições de oferecer este tratamento de forma digna e respeitosa.
Penso que a humanização deve começar pelas autoridades e pelo Governo de nosso país, pois estes quando ficam doentes querem receber o melhor atendimento com os melhores médicos e nos melhores hospitais, e recebem pois podem pagar por isso. Nós também queremos isto para nós e nossos familiares, pois é nosso direito como cidadãos. É uma pena que este direito só fica no papel, já está mais do que na hora desta realidade mudar. É preciso que haja mais Patch Adams em nosso meio, para que nosso futuro sejamelhor.
...