Saúde enfermagem
Por: nessaon • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.479 Palavras (6 Páginas) • 312 Visualizações
Curso Sete Profissionalizante
Data: 10 de março de 2016
Aluna: Fernanda de Souza Ferreira
Professora: Lins Lorena
- O que é Puericultura ?
É a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades. É uma especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural.
Mesmo sendo conhecida por tratar dos bebês durante o nascimento e primeiros meses de vida, a puericultura, no sentido lato senso, também é responsável pelo tratamento pré-natal ou pré-concepcional, prevenindo prováveis doenças ou anormalidades que possam por em risco a qualidade de vida e bem-estar da criança.
Nas consultas periódicas, o pediatra observa a criança, indaga aos pais sobre as atividades do filho, reações frente a estímulos e realiza o exame clínico. Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável, daí a necessidade de consultas mais frequentes. Em cada consulta o pediatra vai pedir informações de como a criança se alimenta, se as vacinas estão em dia, como ela brinca, condições de higiene, seu cotidiano. O acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico e sua análise em gráficos, são indicadores das condições de saúde das crianças. Sempre, a cada consulta, bebês, pré-escolares, escolares e jovens devem ter seu crescimento e seu desenvolvimento avaliado. Crescimento é o ganho de peso e altura, um fenômeno quantitativo, que termina ao final da adolescência. Por outro lado, o desenvolvimento é qualitativo, significa aprender a fazer coisas, evoluir, tornar-se independente e geralmente é um processo contínuo.
Qual a importância da consulta de Enfermagem para a criança ?
As consulta de enfermagem possibilita um melhor controle da saúde das crianças, assim, um enfermeiro que atua em assistência direta na Estratégia Saúde da Família desenvolve ações direcionadas a todas as fases do ciclo da vida dos cadastrados da sua área de abrangência. Sobretudo, na atenção a saúde da criança, o enfermeiro apresenta como meta alcançar uma qualidade do crescimento e desenvolvimento infantil com práticas assistenciais específicas que visam à proteção, promoção e recuperação da sua saúde.
Assim, através da consulta de Enfermagem voltada ao público pediátrico, à puericultura, o profissional enfermeiro acompanha de forma periódica e sistemática a saúde da criança. A puericultura apresenta como objetivo prestar assistência holística e individualizada identificando agravos da saúde-doença. A Lei 7.498/1986 regulamentou o exercício da Enfermagem, determinando a realização da puericultura como atividade privativa do enfermeiro. O acompanhamento periódico do crescimento e desenvolvimento das crianças possibilita que as ações sejam realizadas englobando orientações ao seu cuidador sobre doenças imunopreveníveis, prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental, identificação precoce dos agravos, alimentação, sono e repouso e as necessidades de afeto infantil.
O profissional enfermeiro comprometido com tais ações de promoção à saúde da criança sabe do desafio de assistir esse público que se encontra inserido em um contexto familiar próprio e, este, em uma cultura popular que pode ser um obstáculo para o alcance da sua assistência.
No Brasil, por meio do Ministério da Saúde e dos poderes públicos, várias medidas de atenção e proteção à criança têm sido instituídas. Dessa forma, em 1984, o Ministério da Saúde propôs estratégias de atenção à saúde da criança através do Programa Nacional de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC), no qual a assistência à criança precisava ser uma ação multiprofissional, sendo esse um dos princípios fundamentais do PAISC. Esse programa estabelecia como diretrizes e objetivos a execução de ações que favoreciam o crescimento, o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança; a diminuição da mortalidade infantil; o atendimento rotineiro, periódico e contínuo da criança; o acompanhamento do processo de desenvolvimento e crescimento da criança; o incentivo e apoio ao aleitamento materno; a orientação alimentar no primeiro ano de vida; além de garantir níveis de cobertura vacinal e a identificação dos processos patológicos, favorecendo o diagnóstico e o tratamento precoce (BRASIL, 1984).
Como captar as crianças para o atendimento de Puericultura ?
Até quantos anos o Ministério da Saúde preconiza o atendimento das crianças ?
As consultas preconizadas pelo Ministério da Saúde são até cinco anos de idade, que ... desse atendimento à criança, na proposta de...
Explique o teste do Pezinho ?
O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de detectar doenças que, se não tratadas, podem causar prejuízos à saúde e comprometer a qualidade de vida da criança, permitindo, desta forma, a instituição precoce do tratamento específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença.
Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada logo após as primeiras 48 horas do nascimento, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. Estas amostras devem ser enviadas para o laboratório o mais rapidamente possível.
O preenchimento de todos os campos da ficha de coleta é imprescindível e obrigatório. Estes dados são primordiais para a rastreabilidade da criança com resultados alterados e que necessitem de exames confirmatórios e agendamentos de consultas.
O Serviço de Triagem Neonatal possui uma equipe de busca ativa especializada que realiza a convocação imediata de todos os recém-nascidos que apresentarem alteração no teste do pezinho.
...