Sistema respiratorio
Por: marlizer • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 4.269 Visualizações
SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Trabalho de Atividades Praticas Supervisionada, da disciplina de Saúde do Adulto I,
Introdução
O sistema respiratório constitui um papel muito importante do organismo humano, é uma ligação direta com o meio ambiente particularmente com o ar e seus constituintes, gases e aerossóis, sob a forma líquida ou sólida. Por isso o aparelho respiratório está mais susceptível a algumas doenças, como: gripe, pneumonia, tuberculose, bronquite, enfisema, asma, pleurite, bronquiolite, laringite, faringite etc.
Qualquer alteração no sistema respiratório afeta todo organismo, e a enfermagem deve estar atenta a estas alterações para tentar diminuir os índices de complicações.
OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo ressaltar a importância do bom funcionamento do Sistema respiratório, detectar as principais doenças, identificar os causadores e quais as melhores ações de enfermagem para prevenir maiores danos à saúde do paciente.
Metodologia
Para realização dessa atividade foi escolhido o grupo e entregue ao professor a lista de nomes e RAs , a seguir nos reunimos e montamos um cronograma das atividades a serem desenvolvidas, foi realizado sorteio dos temas propostos e ficou designado ao grupo sistema respiratório.
Foi selecionado três artigos que foram lidos e discutidos entre o grupo.
Feita a leitura e discussão dos artigos foi elaborado uma resenha definitivo que servirá para a montagem do texto a ser apresentado em forma de telejornal nos passos seguintes da atividade.
Sistema Respiratório
O sistema respiratório é o responsável por efetuar a troca gasosa, que possui como função levar o oxigênio até as células, as quais necessitam deste para realizar suas funções metabólicas e eliminarem o dióxido de carbono produzido pelas células. A respiração é importante para vida, é uma função para todo o ser humano, qualquer alteração no sistema respiratório pode afetar todo organismo (DUCHIADE ,1992)
Segundo o mesmo autor, doenças respiratórias envolvem alterações patológicas ou disfunção de qualquer um dos componentes estruturais de cada órgão ou de ambos em combinação e quando uma pessoa é acometida por uma doença respiratória todo seu organismo encontra- se debilitado.
Segundo a Sociedade brasileira de pneumologia e tisiologia, dentre as várias doenças respiratórias destaca-se:
Pneumonia:
Uma das mais comuns no Brasil, atingindo crianças e adultos. É uma doença inflamatória que pode ser causada tanto por agentes internos sendo eles, acumulo de liquido na base do pulmão e aspiração de conteúdo gástrico ou por agentes externos vírus, fungos e parasitas.
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
Esta é uma doença crônica, progressiva e irreversível que afeta os pulmões, apresentando como principal característica a destruição de muitos pulmonares e o comprometimento dos restantes. É mais comum em indivíduos do sexo masculino com idade avançada, sendo que também é frequente sua observação em indivíduos que já tiveram tuberculose.
Bronquite crônica;
A bronquite crônica é definida como uma inflamação dos brônquios. Geralmente, surge depois de 20 a 30 anos de exposição dos brônquios a fatores irritantes, como o tabaco, poluição do ar, entre outras fontes. Sua ocorrência é mais comum em mulheres do que em homens.
Enfisema pulmonar;
Esta é uma doença crônica, na qual ocorre destruição gradativa dos tecidos pulmonares, passando estes a ficarem hiperinsulflados. Normalmente sua etiologia reside na exposição prolongada ao tabaco ou produtos químicos tóxicos.
Asma;
A asma, também conhecida como asma brônquica ou bronquite asmática, é uma afecção pulmonar caracterizada pela inflamação das vias aéreas, que leva à diminuição ou até mesmo obstrução do fluxo de ar. Sua fisiopatologia está ligada a fatores genéticos e ambientais, manifestando-se por meio de crises de falta de ar.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns, sendo que sua incidência no mundo todo vem aumentando 2% a cada ano. A mortalidade por esse tipo de neoplasia é muito elevada e o prognóstico está relacionado à fase em que é diagnosticado.
Tuberculose:
É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. Um grande causador de doenças respiratórias é o tabaco, mas além dele, há outros fatores responsáveis pelo aparecimento ou agravamento de doenças respiratórias como os poluentes no interior da habitação como detergentes de limpeza, perfumes, etc ou de ambiente de trabalho (químicos, poeiras), alterações de temperatura, emocionais, e principalmente a poluição atmosférica.
Pacientes com problemas respiratório grave deverão ser internados em uma unidade de terapia intensiva e as intervenções de enfermagem consiste em melhorar a troca gasosa, realizar prescrição medicamentosa, administrar O2, controlar balanço hídrico, promover a expansão torácica, realizar gasometria arterial e comparar com valores prévios, manter a via aérea pérvia, hidratar, aspirar se necessário, deixar o paciente em Fowler ou semi-fowler para melhorar a respiração, monitorar SSVV e principalmente atentar para o nível de consciência. É necessário também que a equipe avalie o atendimento para que possa amenizar o sofrimento causado ao cliente e a sua família, por isso é necessária uma boa interação entre a família, o cliente e a enfermagem para que haja uma rápida recuperação do paciente, comunicação clara é importante nesse processo, quando não há uma comunicação o paciente tem sensação de incapacidade, tristeza, podendo afastar o cliente da equipe, afetando a prestação de assistência ao mesmo. ,(BENSENOR, 2007).
...