Tranquilizantes ou ansiolíticos
Por: 2710201 • 13/7/2017 • Tese • 403 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1]
Tranquilizantes ou Ansiolíticos
Acadêmico da graduação de Enfermagem da Universidade Anhanguera- Uniderp:
Thays Silva de Oliveira RA:3624226504
INTRODUÇÃO: Os tranquilizantes ou ansiolíticos são drogas que tem a capacidade de acalmar e tranquilizar uma pessoa estressada ou ansiosa. Nesse trabalho vamos estudar a classe dos benzodiazepínicos que apesar de serem consideradas drogas seguras podem causar dependência.
OBJETIVOS: Apresentação de aula expositiva dialogada, utilizando Power Point com a participação e envolvimento dos acadêmicos de Enfermagem.
METODOLOGIA: Para apresentação da aula expositiva ouve uma divisão de grupos, onde cada integrante do grupo pesquisou sobre o assunto descrito em artigos, livros e site do Ministério da Saúde. Logo após a pesquisa, nos reunimos e discutimos sobre a pesquisa de cada um, procurando colocar no trabalho os pontos mais importantes desses medicamentos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: Com o desenvolvimento desse trabalho podemos observar que os tranquilizantes ou ansiolíticos, os Benzodiazepínicos, são drogas muito utilizadas nos dias de hoje. Elas podem ser benéficas ou nocivas à saúde, quando usadas de maneira inadequadas. Os benzodiazepínicos são medicações perigosas, pois causam tolerância; Não são drogas de primeira escolha, pois são hipnóticos, sedativas e ansiolíticas e ainda podem causar crises de labirintite e sedentarismo. No tratamento de pacientes apresentando algum tipo de vício devem ser utilizados no início do tratamento, e depois aconselhados a retirada gradativamente. Já nos pacientes idosos a atenção devem ser redobradas, pois seu metabolismo hepático são diminuídos, portanto as doses devem ser ajustadas rigorosamente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como vimos benzodiazepínicos são drogas muito utilizadas, porém por serem drogas consideradas perigosas precisam ser monitoradas de maneira adequada. Sendo assim o Enfermeiro possui papel fundamental, pois cabe ao mesmo orientar esse paciente tanto na forma de administração dessas drogas como nos cuidados e possíveis reações adversas dos mesmo. Diante disso devemos ter um conhecimento amplo para orientar e passar segurança para nossos pacientes prestando uma assistência adequada.
PALAVRAS-CHAVES: Benzodiazepínicos. Farmacologia. Enfermagem.
...