A FARMACOTÉCNICA DE SOLUÇÕES CONSERVANTES
Por: araujoorenata • 4/4/2018 • Trabalho acadêmico • 698 Palavras (3 Páginas) • 725 Visualizações
FARMACOTÉCNICA DE SOLUÇÕES CONSERVANTES
Alunos: Priscila Farias, Queiza Lima, Renata Araújo e Thais Costa.
Professor: Jonathas Wellington.
Os Parabenos são conservantes utilizados em industrias cosméticas em produtos farmacêuticos e como aditivos alimentares. São ésteres do ácido p-hidroxibenzóico como os substituintes alquilo variando em grupos de metilo e butilo.
Na aula pratica observamos as reações dos Parabenos nos seguintes compostos: Em água, Álcool Etílico e propilenoglicol.
Foi utilizado para solução Conservante de Parabenos:
Grupo 1
Álcool Etílico – 45,5g
Metilparabeno: 3,0 g
Propilparabeno: 1,5g
Grupo 2
Propilenoglicol:45,5g
Metilparabeno: 3,0 g
Propilparabeno: 1,5g
Grupo 3
Água:45,5g
Metilparabeno: 3,0 g
Propilparabeno: 1,5g
Vidrarias:
Béquer 100mL
Espátula
Bastão de Vidro
Relógio de vidro
Equipamentos:
Balança de precisão/ analítica
Agitador
Barra magnética (peixinho)
Grupo 1:
Para realizar a solução de parabenos, primeiro em um béquer, pesamos na balança de precisão analitica o volume de 45,5g de álcool etilico, no relógio de vidro pesamos 3,0g de metilparabeno, em seguida adicionamos lentamente o metiLparabeno ao álcool etilico com o auxilio do bastão de vidro homogenizamos a solução, em outro relógio de vidro pesamos 1,5g de propilparabeno, e adicionamos lentamente a solução de álcool etilíco e metilparabeno, com o bastão de vidro homogenizamos a solução. Podemos observar, que a solubilidade deste solução foi fácil , uma vez que logo após a mistura todos os componentes já estavam completamente dissolvidos/ misturados, atribuindo assim a está solução uma característica de alta solubilidade.
Rotulação: Solução de Conservante de Parabenos Farm. Bras. 2012 ( Álcool etílico 96% 45,5g, Metilparabeno 3,0g, Propilparabeno 1,5g). 50g
Data de preparação: 26/03/2018
Lote:PQRT-01
Validade: 07/09/2018
Responsável: Thais Costa.
Conservação: Temperatura ambiente.
Grupo 2
Para realizar a solução de parabenos, primeiro em um béquer, pesamos na balança de precisão analitica o volume de 45,5g de Propilenoglicol, no relógio de vidro pesamos 3,0g de metilparabeno, em seguida adicionamos lentamente o metilparabeno ao Propilenoglicol com o auxilio do bastão de vidro homogenizamos a solução, em outro relógio de vidro pesamos 1,5g de propilparabeno, e adicionamos lentamente a solução de Propilenoglicol e metilparabeno, com o bastão de vidro homogenizamos a solução. Podemos observar, que a solubilidade desta solução foi um pouco mais lenta , porém ocorreu a mistura de todos os componentes, atribuimos a esta solução uma característica de soluvél.
Rotulação: Solução de Conservante de Parabenos Farm. Bras. 2012 ( Propilenoglicol45,5g, Metilparabeno 3,0g, Propilparabeno 1,5g). 50g
Data de preparação: 26/03/2018
Lote:ERESLAT-01
Validade: 07/09/2018
Responsável: Roseane
Conservação: Temperatura ambiente.
Grupo 3
Para realizar a solução de parabenos, primeiro com o auxilio de uma pipeta e uma pera, colocaram em um béquer a quantidade de 45,5g de água, no relógio de vidro pesamos 3,0g de metilparabeno, em seguida adicionamos lentamente o metilparabeno ao Propilenoglicol com o auxilio do bastão de vidro homogenizamos a solução, em outro relógio de vidro pesamos 1,5g de propilparabeno, e adicionamos lentamente a solução de Propilenoglicol e metilparabeno, com o bastão de vidro homogenizamos a solução. Podemos observar, que a solubilidade desta solução foi pouca, formou-se uma solução grossa, não houve a dissolução completa dos componentes, com o auxilio de uma proveta foram acrescentados 100ml de água até obtermos um total de 945,5ml foi homogenizada em um agitador e uma barra magnética "peixinho", porém neste volume final a solução tinha um pouco mais de dissolução dos componetes, mas ainda apresentava grumos.
...