A Preparação de método fermentativo
Por: Berg Diniz • 26/10/2017 • Relatório de pesquisa • 507 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VII
Relatório Aula Prática
Preparação do método fermentativo
Rodrigo Andrade - 11222835
Anderson Bezerra - 11212737
Jéssica Ferreira - 11212732
Professora: Celidarque Dhiaz
João Pessoa – PB
2016
INTRODUÇÃO
O processo fermentativo possui como principal objetivo a conversão de açucares em etanol e gás carbônico pela levedura, sob condições anaeróbicas. As fermentações são iniciadas utilizando culturas de leveduras renovadas após certo número de ciclos fermentativos; entre os ciclos, as células são tratadas com soluções ácidas eliminando possíveis contaminantes. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos microorganismos como ponto de partida na fermentação, procedimento que é feito utilizando-se um microorganismo, como por exemplo, a levedura.
As leveduras são fungos assim como os bolores e os cogumelos. Apresentam-se caracteristicamente sob a forma unicelular. São seres vivos invisíveis a olho nu, que somente podem ser vistos com o auxílio de microscópio. A levedura Saccaromyces tem habilidade de se ajustar metabolicamente em presença ou ausência de oxigênio. Na presença de oxigênio uma porção do açúcar é transformada em biomassa, gás carbônico e água e enquanto que na ausência de oxigênio a maior parte é convertida em etanol e gás carbônico, a que se dá o nome de fermentação alcoólica. O processo de aerobiose é energeticamente mais eficiente e tem a finalidade de promover o crescimento e o reviramento do fermento.
OBJETIVO
Preparação do método fermentativo laboratorial utilizando a levedura Saccaromyces cerevisia Hansen, a partir do mel da cana-de-açúcar.
MATERIAIS
- Mel perola
- Ureia
- Fosfato de Sódio
- Água de Potável
- Saccaromyces cerevisia
- Proveta de 250 ml
- Béquer
- Sacarímetro
- Termômetro
- Balança
- Funil
- Vidro de relógio
- Bastão de vidro
METODOLOGIA
Foi preparado 250 mL de mosto a 15%
Foi pesado 47,5g do mel perola em um béquer, então, transferiu-se para uma proveta de 250 mL e adicionou 100 mL de água destilada e homogeneizou-se com um bastão, após isso, adicionou os seguintes nutrientes: 2,5g de uréia e fosfato de sódio e o inóculo a 1%, e foi feita a homogeneização. Em Seguida mediu-se a temperatura para deixar em 28-30ºC, e foi feita a medição do pH do meio (ideal 4,5-5,0) e corrigiu com HCl 1N se básico e com NaOH se ácido. Após isso, Adicionou-se água potável até completar o volume e homogeneizou. Em seguida, foi coletada uma gota do meio e faz-se a leitura no sacarímetro, ideal em 22 º de ART. E por fim, esperou fermentar, fazendo a leitura a cada 3 horas, observando a liberação de CO2.
...