A Produção de Etanol de segunda geração
Por: lydiamcf.lm • 4/6/2018 • Monografia • 7.715 Palavras (31 Páginas) • 267 Visualizações
SOCIEDADE CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO
Lydia Maria Costa Fonseca
ITAPEVA – São Paulo – Brasil
SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO
Lydia Maria Costa Fonseca
Profa. Esp. Elisane Antunes Talacimon
“Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Agrarias e Sociais de Itapeva como parte das obrigações para obtenção do título de graduada em Farmácia”.
Fevereiro / 2017
ITAPEVA - SP
Ficha catalográfica
Deve ser elaborada pela bibliotecária da instituição
e vem colocada no verso da folha de rosto
[pic 1]
Folha de Aprovação
[pic 2]
É fornecida pela Secretaria da FAIT na versão
final da monografia.
Dedicatória
Dedico este trabalho a Deus pois ele é a razão da minha existência, por sempre me dar força quando achei que ia perecer, meu deu alegria quando estava triste. Dedico aos meus pais que sempre me apoiaram.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente minha mãe Inês e o meu pai Clodoaldo, por estarem sempre ao meu lado me dando força para eu não fraquejar, passando por tantos obstáculos juntos, mas sempre com amor, felicidades e fé.
A minha vó Ziza que não está mais entre nós, mas sei que ela está olhando por mim, e quando viva sempre me incentivou a estudar e ter uma profissão.
Aos meus amigos pela amizade, apoio, orações, ao meu namorado Paulo que esteve ao meu lado nos últimos meses me apoiando.
Quero prestar minha gratidão sincera a todos professores que lecionaram que me ensinaram, ajudaram nessa conquista, em especial a Professora Especialista Elisane Antunes Talacimon, pela orientação e confiança no trabalho.
Também agradeço aos professores que compõe a banca, é uma honra tê-los como meus examinadores.
SUMARIO
Paginas
1. INTRODUÇÃO 13
2. REVISÃO DE LITERATURA 15
2.1. Evolução Histórica da Produção de Biotenol no Brasil 15
2.2 Produção de Etanol 17
2.2.1 Etanol de primeira Geração 17
2.2.2 Etanol de segunda geração 17
2.3 A Biomassa como Fonte de Produção de Etanol 18
2.3.1. Bagaço de cana-de açucar 19
2.3.2. Organização Estrutural da Matéria Lignocelulosica 20
2.3.3. Celulose 20
2.3.4. Hemicelulose 21
2.3.5. Lignina 23
2.4. O Processo de Pré-Tratamento e Hidrólise da Biomassa 24
2.4.1. Tipos de Pré-tratamento 26
2.4.1.1. Hidrólise Enzimática 27
2.4.1.2. Hidrólise Ácida 29
3. MATERIAIS E MÉTODOS 32
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 33
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 36
PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO
RESUMO - Desde que a civilização se iniciou, a biomassa era utilizada como uma fonte fundamental de energia. O Brasil é um dos precursores na produção de biocombustíveis, tendo uma vasta participação no desenvolvimento produtivo e tecnológico nos últimos anos, pois o Brasil contém um clima favorável, tropical e úmido, e o estado de São Paulo se destaca pela produção de cana-de-açúcar. Os biocombustíveis vem sendo mais empregados devido à preocupação atual com o aquecimento global, já que o etanol de segunda geração é uma fonte renovável e limpa. O objetivo deste trabalho é, através de levantamento bibliográfico, descrever os tipos de pré-tratamento da biomassa, bem como, expor características bioquímicas da biomassa lignocelulósica, descrever as desvantagens e vantagens do processo de hidrólise enzimática e ácida e os aspectos econômicos e ambientais decorrentes da utilização do etanol de segunda geração. É importante ressaltar que o etanol de primeira geração é obtido através da fermentação de açúcares encontrados na beterraba, cana-de-açúcar e milho, já o etanol de segunda geração é obtido através de resíduos industriais como o bagaço da cana-de-açúcar. Assim, é indispensável salientar que para a produção de etanol através do bagaço faz-se necessário a transformação da celulose em monômeros de glicose. Atualmente, a preocupação com o desenvolvimento de fontes de energia renováveis e limpas vem aumentando, o etanol de segunda geração ou etanol lignocelulósico destaca-se, pois contribui com o desenvolvimento sustentável e com a preservação do meio ambiente.
...