ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
Por: maduinfo2 • 24/7/2020 • Relatório de pesquisa • 414 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
[pic 1]
CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES
COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS DO IODOFÓRMIO.
PIRIPIRI-PI
2020
O iodofórmio possui fórmula molecular CHI3, onde trata-se de uma substância que ainda hoje é utilizada como antisséptico nos hospitais, e apresenta grande importância na odontologia. Apresenta-se sob a forma de cristais de coloração amarelo-pálido e brilhantes. É pouco solúvel em água, é solúvel em álcool e em éter. É volátil e em contato com líquidos orgânicos desprende lentamente iodo. Daí sua ação anti-séptica suave, embora persistente. Possui efeito semelhante ao clorofórmio, mas com ação de átomos de iodo.
O iodofórmio foi descrito por Serullas em 1829 e introduzido na terapêutica por Buchardat em 1839, desde então tendo sido considerado anestésico (analogia química com o clorofórmio), anti-sifilítico (analogia com os iodetos) e anti-séptico (pelo componente do iodo). podendo também terem uso veterinário como antisséptico e como desinfetante para lesões superficiais.
O iodofórmio apresenta as seguintes propriedades:
- Provoca uma ação local sobre os tecidos, diminuindo a secreção e a exsudação; * Estimula a proliferação celular;
- Tem leve poder antisséptico, porém de ação prolongada;
- Decompõe-se lentamente à temperatura corporal e ativa a fagocitose de resíduos irritantes aos tecidos;
- É intensamente radiopaco.
Ademais, o iodofórmio é usada em áreas como a otorrinolaringologia, e atualmente ainda é muito importante na odontologia, especialmente na endodontia onde é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.
REFERÊNCIAS
JUSTO, DE F. C.; LIMA, D.; ARRUDA, T. POMADA/ CREME DE IODOFÓRMIO A 2% ASSOCIADO COM ÓLEO DE ROSA MOSQUETA. Journal of Chemical Information and Modeling, v. 1, n. 9, p. 1–9, 2019. Disponivel em: https://revistas.brazcubas.br/index.php/pesquisa/article/download/475/552/Acesso em: 16 jul. 2020.
AMORIM, P. Aplicação da Pasta de Iodofórmio em Implantes. v. 54, p. 1–6, 2006. Disponivel em: https://revistas.brazcubas.br/index.php/pesquisa/article/download/475/552/. Acesso em: 16 jul. 2020.
...