ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
Por: Reh6667 • 30/4/2019 • Trabalho acadêmico • 883 Palavras (4 Páginas) • 500 Visualizações
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
O laboratório é fundamentado em um processo dinâmico que se inicia na preparação do paciente e coleta do espécime diagnóstico, em seguida a manipulação e armazenamento. Após o material coletado e devidamente preparado inicia-se o processo de análise do material, e se encerra, quando a determinação analítica gera um resultado, os resultados obtidos das amostras de pacientes serão cuidadosamente transportados para o computador, e então o laudo é datado e assinado pelo profissional habilitado no laboratório.
Todo cuidado é pouco na manipulação de materiais biológicos, pois esses materiais são potencialmente infectantes e muitas vezes estão contaminados. Por isso a equipe de profissionais do laboratório e os estagiários exercem as suas atividades com seriedade e responsabilidade. Faz-se uso sempre dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com segurança, garantindo um local seguro para o exercício de todas as atividades.
Bioquímica:
No setor de bioquímica é realizado a separação e extração do soro das amostras coletadas, identificação dos pacientes e dos exames a serem realizados. Para cada teste bioquímico existe um kit de reagentes que é preparado e manuseado como determina cada kit de teste.
A operação, manuseio e quantificações das reações são realizadas com um espectrofotômetro, uma centrífuga, pipetas semi-automáticas de 10 µL, 50µL,100 µL, 250µL e 500µL, um banho-maria, contador de tempo KAC IL 037000. Os reagentes são acondicionados numa geladeira.
Hematologia:
A Hematologia é o ramo das ciências que se dedica a o estudo do sangue, incluindo os órgãos de desenvolvimento das partículas do sangue (órgãos hematopoiéticos) e as doenças do sangue. Na rotina do setor de hematologia d o laboratório, além do hemograma, também eram realiza dos exames como tipagem sanguínea.
O hemograma é o exame laboratorial mais requisitado e mais completo em hematologia. Este exame abrange a contagem de células brancas, vermelhas, plaquetas e reticulócitos (quando pedido especificamente pelo clínico), dando assim informações acerca do número e morfologia das células.
Dessa forma o hemograma torna -se extremamente útil para a determinação de alguma patologia relacionada com o sangue, nomeadamente uma anemia ou leucemia, pois um ou mais parâmetros fora dos valores de referência pode indicar um problema relacionado com o desenvolvimento e /ou maturação das células sanguíneas. No caso de o indivíduo ter uma doença sanguínea diagnosticada, torna -se importante a realização periódica de hemogramas para a monitorização e o controle da doença (THEML, 2004)
No laboratório Estrela, para exames de hemograma, o material adquirido no momento da coleta era armazenado em um tubo com EDTA, para obtenção de sangue total, sua análise era realizada pelo método de Citometria de Fluxo pelo analisador hematológico eletrônico, onde era sugada parte da amostra, analisada e liberado o laudo pelo aparelho. Após este processo o responsável visualizava no microscópio os esfregaços feitos no momento da coleta, para enfim a confirmação do laudo.
Urinálise:
A urinálise é o setor responsável pela avaliação da função renal. O exame da urina verifica diversas patologias e monitora o progresso destas doenças no organismo. Permite acompanhar a eficácia do tratamento e também constatar a cura.
Na detecção das infecções do trato urinário, o Exame de Urina (EU) é um elemento indispensável e amplamente utilizado pelos médicos. São realizadas na urina três tipos de análises: física, química e microscópica. Na análise física verificamos: cor, aspecto e volume. A análise química, é feita com auxílio de fita colorimétrica (pH, densidade, proteína, cetona, nitrito, sangue, bilirrubina, glicose) e a microscópica analisa o sedimento (células, cristais, cilindros, bactérias, fungos, leucócitos e hemácias).
...