Antibióticos
Projeto de pesquisa: Antibióticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariErculano • 6/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 725 Visualizações
Sumário Sumário ...............................................................................................................................2 1. Introdução....................................................................................................................3 2. O que são os antibióticos? .............................................................................................3 3. Como surgiram?............................................................................................................4 4. Como são produzidos? ..................................................................................................4 5. Quais os tipos de antibióticos?.......................................................................................5 6. Mecanismos de ação de um antibiótico ..........................................................................5 6.1. Inibição da duplicação cromossômica ou da transcrição ..............................................6 6.2. Inibição da atuação de enzimas que produzem substâncias essenciais ao metabolismo.6 6.3. Danos à membrana Plasmática ..................................................................................6 6.4. Inibição da síntese de proteínas .................................................................................6 6.5. Inibição da síntese da parede celular ..........................................................................6 7. Mecanismos de Defesa bacteriana .................................................................................6 7.1. Superbactérias ..........................................................................................................7
1. Introdução
Os antibióticos são substâncias (fármacos) produzidas para o combate de infecções. Podem ser feitas a partir de fungos, bactérias, ou sintetizadas em laboratórios a partir de substâncias químicas.
O conceito de antibiótico foi desenvolvido pelo pesquisador inglês Alexander Fleming, que em pesquisas com colônias de bactérias percebeu, por acaso, que as mesmas ao entrarem em contato com uma espécie de fungo, não se desenvolviam. O antibiótico descoberto por Fleming foi a penicilina.
Os antibióticos são classificados de acordo com seu mecanismo de ataque nos microrganismos infecciosos, classificação essa que será abordada ao longo do trabalho.
O uso correto dos antibióticos necessita de orientação e acompanhamento médico, evitando efeitos indesejados, como reações alérgicas, e até mesmo incitar o desenvolvimento de microrganismos infecciosos mais resistentes.
Neste trabalho, será aprofundado o conceito de antibiótico, como são produzidos, suas classificações, mecanismo de ataque nas células do organismo, testes para identificação do agente infeccioso, uso correto do antibiótico, entre outras utilizações dos mesmos para melhor conhecimento sobre o assunto. Fontes: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/antibiotico.htm http://app.esac.ua.ac.be/public/index.php/pt_pt/double-edged-ribbon/drugs http://www.infoescola.com/medicina/antibioticos/
2. O que são os antibióticos?
Os antibióticos são medicamentos desenvolvidos para o combate de microrganismos causadores de infecções. Antibióticos possuem substâncias seletivas a cada tipo de microrganismo, podendo destruir ou controlar o crescimento dos organismos infecciosos. O antibiótico ideal é aquele que não afeta o hospedeiro, ou seja, ataca o microrganismo causador da infecção interferindo nas suas funções vitais, mas não prejudica as células do organismo infectado.
O uso de antibióticos é mais direcionado para o combate de infecções bacterianas, podendo ser empregados contra infecções por fungos também. Porém para o combate de infecções virais não é eficaz, pois os vírus não possuem o mesmo maquinário que as bactérias. O fato de o vírus ser em partes uma estrutura não viva, necessitando de um hospedeiro para seu crescimento além de sofrer mutações como forma de sobrevivência, seu padrão de proteínas está em constante mudança, logo, antibióticos não serão eficazes. Fontes: http://www.infoescola.com/medicina/antibioticos/ http://www.medley.com.br/aofarmaceutico/_files/dbarquivos/modulo5.pdf http://saude.hsw.uol.com.br/sistema-imunologico15.htm
3. Como surgiram?
No ano de 1928, o bacteriologista inglês Alexander Fleming, em pesquisas com colônias de bactérias Staphylococcus aureus,observou que o crescimento desta bactéria era inibido na presença de um fungo. A placa de petri que continha a colônia de bactéria fora contaminada com o fungo, e ao redor da contaminação do fungo Fleming observou um halo transparente, levando a concluir que tal substância levava a morte das bactérias. Em estudos feitos para o reconhecimento da substância produzida que impedia o crescimento bacteriano, fora identificado que o fungo pertencia ao gênero Penicilium, de onde deriva o nome dado à penicilina, substância por ele produzida.
A descoberta de Fleming não teve grande repercussão de início. O interesse pela penicilina e o enfoque em pesquisas para aprofundar nessa descoberta veio com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, onde houve a necessidade de medicamentos, formas de amenizar a progressão de doenças, e evitar as baixas desnecessárias de soldados.
Após a descoberta da penicilina, vários antibióticos foram descobertos, levando a erradicação de muitas doenças antes consideradas mortais. Tais como: Tuberculose, sífilis, tétano e pneumonia. Fontes: http://www.medley.com.br/aofarmaceutico/_files/dbarquivos/modulo5.pdf http://www.infoescola.com/microbiologia/origem-dos-antibioticos/
4. Como são produzidos?
Antibióticos que são produzidos a partir de seres vivos, classificados como antibióticos naturais, são feitos a partir de uma bactéria ou fungo. Existem também os antibióticos artificiais, estes, são fármacos sintetizados em laboratório.
A principal fonte de antibióticos comercializados atualmente é produzida a partir de produtos isolados de actinomicetos e fungos. Actinomicetos são bactérias que raramente apresentam característica patogênica, formam colônias filamentosas (semelhante aos fungos) e sintetizam a estreptomicina (um antibiótico). São encontradas no solo, sendo de grande importância por decomporem compostos que fungos e bactérias não decompõem. A tabela abaixo mostra a entre grupos a produção de antibióticos:
Grupo taxonômico Número de antibióticos
...