Atuação dos Neurotransmissores na Depressão
Por: JullyaM • 5/9/2016 • Seminário • 648 Palavras (3 Páginas) • 29.525 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FARMÁCIA
Jullya Alves de Mello
Atuação dos Neurotransmissores na Depressão
São Paulo - SP
Setembro – 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FARMÁCIA
Jullya Alves de Mello
Atuação dos Neurotransmissores na Depressão
Trabalho de ED de Fisiologia
2° semestre de Farmácia da Universidade Paulista.
São Paulo – SP
Setembro – 2015
ATUAÇÃO DOS NEUROTRANSMISSORES NA DEPRESSÃO
A maioria das funções do organismo é regida pelos Sistemas Nervos e Endócrino, suas principais células são os neurônios. Estes fabricam neurotransmissores que são armazenados em vesículas, conduzidos pelo axônio até serem liberados na fenda pré-sináptica, eles se ligam aos receptores da membrana do neurônio seguinte ou da célula e assim transmitindo uma informação para este. Parte dos neurotransmissores é reutilizada e a outra metabolizada ou degradada por enzimas.
Principais neurotransmissores
Acetilcolina: ajuda no controle do tônus muscular, no aprendizado, nas emoções e na performance sexual. Seu papel é relativo aos movimentos e memória.
Endorfina: atua aliviando a sensação de dor. A quantidade liberada é relacionada com a dopamina e dependendo das suas concentrações a dor pode ser substituída pela sensação de prazer. Sentimento de euforia e êxtase.
Dopamina: dependendo do local onde atua é um inibidor. Executa movimentos suaves e controlados, acalma a dor e aumentar o prazer.
Noradrenalina: definida como hormônio precursor da adrenalina. Eleva a pressão sanguínea, ajuda na alerta e na memória.
Serotonina: envolvido na excitação de órgãos e constrição de vasos sanguíneos. Inclui estimo do batimento cardíaco, inicio do sono e luta contra.
Neurotransmissores e a depressão:
Quimicamente a depressão é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios principalmente a serotonina, noradrenalina e dopamina. A existência de um erro nesses neurotransmissores começa a gerar na pessoa sintomas de desanimo, tristeza, autoflagelamento, falta de energia entre outros. Na depressão acontece a diminuição na quantidade dos neurotransmissores liberados, mas a bomba de recaptação e as enzimas continuam trabalhando, sendo assim o receptor captura menos neurotransmissores. No tratamento do paciente depressivo é utilizado fármacos antidepressivos, estes geralmente tem a função de inibir a recaptação dos neurotransmissores e manter o nível elevado dos mesmos na fenda sináptica.
Conclusão e Aplicação
Este trabalho apresentou brevemente o funcionamento de um neurônio com o transporte de um neurotransmissor, tipos diferentes e funções destes, explicou também que com a deficiência no organismo de específicos neurotransmissores pode levar o quadro de depressão.
A Bomba de Recapção transporta os neurotransmissores para o neurônio pré-sináptico após a liberação dos mesmos. Sobre os antidepressivos acredita-se na ação destes como bloqueador da recaptação de noradrenalina, da serotonina ou ambos.
...