Biossegurança .A bactérias do Gênero Mycobacteruim
Por: sergiogarrote • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
RESUMO
O objetivo da biossegurança é a contenção de riscos.A bactérias do genero mycobacteruim chegam a unidade sáude pelo paciente bacilifero ou pelo material biológico deste. A transmissão è inodora, silenciosa e invisível e pode atingir tanto pacientes como funcionários. Um dos principais instrumentos utilizados na investigação é o acompanhamento da evolução tuberculinea ( PPD ).
O conjunto de medidas administrativas medidas de controle ambiental e o uso sistemático de equipamentos de proteção individual representam as principais técnicas no controle da tuberculose institucional.
Podemos normatizar rotinas no ambiente de trabalho, normatizamos e minimizando e contendo riscos existentes. Para praticar biossegurança deve estar direcionado ao trabalhado e ao ambiente.
Várias tarefas são necessárias para que a biossegurança se efetive numa unidade de saude que vai desde o levantamento do problema biossegurança passando obrigatoriamente por treinamento pessoal e culminando com o controle de riscos.
Tudo se inicia com a coleta o qual se deve ser orientada para que ocorra uma diminuição dos riscos de acidentes aumentando assim a velocidade e o sucesso nos diagnósticos.
O acidente mais comum é o derramamento do pote com escaro que deve ser encarado como um acidente de alto risco biológico pois possibilita a transmissão primaria entre pacientes. Neste caso o mais indicado é a autoclavação de todo o conteúdo. Porem outro fator a ser considerado é a possibilidade do paciente ser portador do material durante sua entrega no laboratório. Também deve se evitar a realização da baciloscopa em salas sem ou com pouco arejamento, uma vez que os aerossóis produzidos ficam retidos no ambiente favorecendo a contaminação.
...