Bromatologia analise de cinzas
Por: aafermarques • 13/5/2018 • Ensaio • 898 Palavras (4 Páginas) • 1.077 Visualizações
INTRODUÇÃO
A água é um dos mais importantes componentes dos alimentos, afetando todas as suas propriedades fí- sicas. A forma como a água afeta a natureza física e as propriedades dos alimentos é complicada devido à interação entre a água e o meio, o que envolve a estrutura física, bem como a composição química dos diversos solutos incluindo polímeros e colóides ou partí- culas dispersas. É possível estabelecer uma relação estreita entre o teor de água livre no alimento e sua conservação. O teor de água livre é expresso pela atividade de água (aw) que é dada pela relação entre a pressão de vapor de água em equilíbrio sobre o alimento, e a pressão de vapor de água pura, à mesma temperatura.(1)
A secagem provoca mudanças físicas, químicas e biológicas, e uma mudança das características do alimento (Azzouz et al, 2000). Durante o processo de secagem podem ocorrer mudanças físicas como encolhimento e cristalização. Em alguns casos, podem ocorrer reações, desejáveis ou indesejáveis, que alteram a cor, textura, odor e outras propriedades do alimento (Maskan A., Kaya S, Maskan M., 2001). A preservação de alimentos por secagem tem como principais objetivos aumentar a estabilidade do produto no armazenamento e minimizar a embalagem e os custos de transporte. A secagem de alimentos é o processo de remoção de umidade através da transmissão simultânea de calor e umidade nos alimentos (Guiné, 2008; Sablani, Rahman, 2008). Os produtos secados têm uma qualidade microbiológica, química, física e nutricional diferente do produto fresco, que é influenciada por vários fatores como: o método de secagem, condições de processamento, pré-tratamentos e a qualidade inicial do produto.(2)
Todos os alimentos, qualquer que seja o método de industrialização a que tenham sido submetidos, contêm água em maior ou menor proporção. Geralmente a umidade representa a água contida no alimento, que pode ser classificada em: umidade de superfície, que refere-se à água livre ou presente na superfície externa do alimento, facilmente evaporada e umidade adsorvida, referente à água ligada, encontrada no interior do alimento, sem combinar-se quimicamente com o mesmo. A umidade corresponde à perda em peso sofrida pelo produto quando aquecido em condições nas quais a água é removida. O aquecimento direto da amostra a 105°C é o processo mais usual.(3)
Cinzas em alimentos se refém ao resíduo inorgânico remanescente da queima da matéria orgânica, sem resíduo de carvão. Geralmente, a cinza contém cálcio, magnésio, ferro, fósforo, chumbo, cloreto, sódio e outros componentes minerais. o resíduo é obtido por aquecimento de um produto em temperatura próxima a (550-570)°C. Nem sempre este resíduo representa toda a substância inorgânica presente na amostra, pois alguns sais podem sofrer redução ou volatilização nesse aquecimento. Muitas vezes, é vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas, incinerando o resíduo obtido na determinação de umidade.(3)
OBJETIVOS
Realizar a determinação do teor de umidade e determinação do teor de cinzas em amostra de uva passa.
MATERIAIS
- Cadinho e/ou capsula de porcelana
- Balança analítica
- Pinça
- Uva passa seca
- Graal e pistilo de porcelana
- Vidro de relógio
- Estufa
- Mufla
- Dessecador
- Bico de Bunsen
- espatula
PROCEDIMENTO
- Foi pesado aproximadamente 2 colheres de uva passa em um vidro de relógio
- Foi macerado no almofariz com auxilio do pistilo
Pratica 1 : Umidade:
- Foi pesado uma capsula de porcelana e foi anotado as casas decimais.
- Foi adicionado 5 g de uva passa macerada e pesado novamente.
- Foi colocado na estufa a 105°C por 1h30
- Foi retirado com auxilio da pinça e resfriado no dessecador ate estabelecer a temperatura ambiente
- Foi pesado e anotado ate as casas decimais
Pratica 2: Cinzas:
- Foi pesado um cadinho de porcelana
- Foi adicionado 5g de uva passas
- Foi incinerado no bico de Bunsen até parar de desprender fumaça
- Após carbonização foi colocado na mufla a 550°C por 1h30
- Foi pesado
RESULTADOS E DISCUSSOES
Pratica 1: umidade
Segundo a literatura, para as uvas o limite de umidade é de 18%, esse valor garante a qualidade microbiológica do alimento. A umidade final das passas secadas em estufa a 105°C foi de 91,2%.
Cálculos
[pic 1]
Pratica 2: cinzas
O teor de cinzas relatado na literatura é de 0,40% ate 0,50% dependendo do tipo de uva. O teor de cinzas encontrado em nossa analise foi de 98%.
...