DEFORMAÇÃO, VISCOSIDADE, TENSÃO DE CISALHAMENTO E TAXA DE CISALHAMENTO
Por: lukeon • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.857 Palavras (20 Páginas) • 1.028 Visualizações
UNIVERSIDADE FEEVALE
CURSO DE FÁRMACIA
FÍSICO-QUÍMICA
PROF. FERNANDO DAL PONT MORISSO
LUCAS DE ANDRADE DE LIMA
TRABALHO SOBRE REOLOGIA
Novo Hamburgo – RS 2015
SUMÁRIO
1. DEFINIÇÕES BÁSICAS....................................................................................... página 03.
1.1. REOLOGIA.............. ......................................................................................... página 03.
1.1.1. UTILIZAÇÃO DA REOLOGIA......................................................................... página 04.
1.2. DEFORMAÇÃO, VISCOSIDADE, TENSÃO DE CISALHAMENTO E TAXA DE CISALHAMENTO...................................................................................................... página 05.
2. CLASSIFICAÇÃO REOLÓGICA DOS MATERIAIS.............................................. página 08.
2.1. MATERIAIS IDEAIS........................................................................................... página 09.
2.1.1. SÓLIDOS ELÁSTICOS HOOKEANOS........................................................... página 10.
2.1.2. FLUIDOS NEWTONIANOS............................................................................ página 12.
2.2. FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS...................................................................... página 14.
2.2.1. FLUIDOS INDEPENDENTE DO TEMPO....................................................... página 15.
2.2.1.1. COMPORTAMENTO PSEUDOPLÁSTICO ................................................ página 16.
2.2.1.2. COMPORTAMENTO DILATANTE.............................................................. página 17.
2.2.1.3. PLÁSTICO DE BINGHAM........................................................................... página 18.
2.2.2. FLUIDOS DEPENDENTES DO TEMPO........................................................ página 19.
2.2.2.1. TIXOTRÓPICOS.......................................................................................... página 20.
2.2.2.2 REOPÉXICOS.............................................................................................. página 21.
2.3. FLUIDOS VISCOELÁSTICOS........................................................................... página 22. 3. EQUAÇÕES FUNDAMENTAIS DA REOLOGIA (INTRODUÇÃO A REOMETRIA E VISCOSIMETRIA)..................................................................................................... página 23.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... página 25.
1.DEFINIÇÕES BÁSICAS
1.1. REOLOGIA
O termo Reologia tem origem em duas palavras gregas (rheo = deformação ou fluxo; logos = ciência ou estudo), e significa "o estudo das deformações", também podemos encontrar como “ciência do fluxo” ou ainda “ciência dos fluidos”.
Reologia estuda a deformação e o escoamento de corpos sólidos ou fluidos (gases ou líquidos), derivados da inserção de uma tensão ou deformação. A deformação de um sólido é descrita por leis que relatam a mudança de volume, tamanho ou forma, por outro lado o escoamento de um fluido é descrito por leis que relatam a variação contínua da taxa de deformação em função da tensão aplicada.
Na Reologia, a classificação de uma substância como sólida, líquida ou gasosa é estabelecida através do número de Deborah (De). Esse número define a relação entre tempo de relaxamento do material (λr) e tempo de duração da aplicação de uma deformação ou tensão (t).
[pic 1]
λr = tempo de relaxamento: período preciso para que haja algum movimento molecular;
De = Número de Deborah: correpondência entre as forças elásticas e viscosas que agem sobre o material;
t = tempo do experimento - perído em que o material sofre a tensão ou deformação.
Os sólidos elásticos tem De = ∞ enquanto fluidos viscosos tem De = 0.
Analisando a equação dada anteriormente, temos que certo material pode ser diagnosticado como um sólido pelos seguintes motivos:
- seu λr = ∞
- o tempo do processo de deformação é muito rápido (t = 0) o que impossibilita o material de fazer movimentos moleculares.
Líquidos com baixos valores para λr podem agir iguais aos sólidos em processos de deformação muito rápidos, onde t < λr. Isso é constatado, por exemplo, em óleos lubrificantes passando por entre engrenagens, no momento que as engrenagens não se movem a substância escoa como um fluido viscoso, porque
t > λr, no entanto, quando as engrenagens movem-se a substância irá agir como um sólido (t < λr).
1.1.1. UTILIZAÇÃO DA REOLOGIA
Os princípios da reologia são muito utilizados na Indústria Alimentícia (controle de qualidade, textura e consistência de alimentos), na Indústria Química (fabricação e controle de qualidade de tintas, colas, vernizes), na Indústria Farmacêutica (estabilidade de suspensões, emulsões, estabilidade química, biodisponibilidade), em Laboratórios de Análises Clínicas (reologia do sangue)......................................................................................
Pesquisas relacionadas com reologia de formulações farmacêuticas de uso tópico a cada dia se tornam mais comuns nas pesquisas feitas pela comunidade científica, porque atualmente conseguimos reparar que a estabilidade física de uma formulação é de extrema importância para o controle de qualidade, aceitação pelo consumidor e eficácia do medicamento.
No período de pesquisa e desenvolvimento de formulações, as medições reológicas aplicam-se para definir o grau de dificuldade com o qual a substância pode ser despejada de um frasco, apertada em um tubo ou qualquer recipiente deformável, manter a forma do produto num frasco, ou, após a extrusão (que corresponde ao processo de forçar uma massa semi-sólida através de um septo furado ou de um orifício), esfregar o produto sobre a pele ou bombear o produto do equipamento onde se procedeu a mistura ou enchimento.
...